O Governo do Estado de São Paulo, com o intuito de facilitar a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), implantou salas sensoriais no Poupatempo de Taboão da Serra, para que o serviço seja oferecido no espaço. Assim como o munícipio, outros 25 passarão também a fazer a emissão.
“Este é mais um passo muito importante da gestão estadual em prol da inclusão das pessoas autistas, que têm tido os seus direitos reconhecidos e reforçados por meio do desenvolvimento de políticas públicas que as beneficiem diretamente”, destacou o secretário de Estado Dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
As salas sensoriais, de acordo com o governo, são espaços planejados para dar conforto à pessoa com TEA e seus familiares. O ambiente é silencioso, possui abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais. Além disso, no local, uma equipe multidisciplinar ficara à disposição para o atendimento. Vale ressaltar ainda que no lugar existem quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.
Além de Taboão da Serra, o serviço também se encontra disponível Canindé, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa e Santo Amaro, na capital, e nas unidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas Shopping, Carapicuíba, Diadema, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Taubaté.
*com informações do Governo de SP