O primeiro Ecoponto de Taboão da Serra foi inaugurado oficialmente pelo prefeito José Aprígio (Podemos) na manhã de sábado, 18, em mais uma agenda em comemoração aos 64 anos de emancipação político-administrativa do município. O espaço, que fica localizado na rua José Milani, 275, no Jardim Irapuã, é uma iniciativa do governo municipal para impulsionar a sustentabilidade e preservar o meio-ambiente.
No endereço, os moradores de Taboão da Serra poderão descartar entulhos, restos de reforma e construções domésticas, móveis e eletrodomésticos velhos, além de resíduos recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metal). Tudo isso poderá ser feito de maneira gratuita. Além de facilitar a vida da população, que terá um espaço adequado para levar os resíduos, um dos principais objetivos do Ecoponto é diminuir os pontos viciados da cidade, que são os locais utilizados com frequência para o descarte irregular de entulho.
O prefeito Aprígio, durante o seu discurso, enfatizou a importância do Ecoponto e como ele será essencial para deixar a cidade mais limpa.
“É um absurdo o que faziam em Taboão. Vocês acham justo o cara demolir uma parede ou quebrar a calçada da casa dele, pegar o lixo e colocar na calçada do vizinho? Porque na dele, ele não coloca. Ai o vizinho vai falar com ele e ele quer brigar com o vizinho. Então foi uma boa iniciativa criar o Ecoponto. A gente dá condições e um lugar, para ele tirar de lá, se ele for uma pessoa compreensível, ele não vai deixar na calçada do vizinho. Ele vai pegar e colocar no carro dele, vai trazer até aqui. Daqui para frente, nesse espaço aqui, a gente se responsabiliza”, disse
Aprígio falou ainda sobre o descarte irregular desses materiais que, além de poluírem as ruas de Taboão da Serra, oferecem um ambiente favorável para a proliferação de ratos, baratas e até escorpiões. Segundo o chefe do executivo, com o Ecoponto, que deve ter mais unidades em breve espalhadas pela cidade, esse problema terá solução.
“É justo você ver vários pontos viciados por aí? A gente coloca de manhã um caminhão para tirar o entulho, quando é meio-dia, já está cheio de entulho novamente. Nós vamos fazer vários Ecopontos, vários iguais a esse para recolher esses entulhos, lixos. Para mantermos a cidade limpa. Mas só vamos manter a cidade limpa, se todos contribuírem com isso”, finalizou.
Para o secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende, assim como afirmou o prefeito Aprígio, a população, que agora tem à disposição um Ecoponto, também precisa fazer a sua parte para manter a cidade limpa.
“ A limpeza urbana é um direito de todos, mas todo cidadão deve zelar para que os espaços públicos se mantenham limpos e conservados. Além disso, todos devem se responsabilizar por dar a destinação correta aos resíduos sólidos que são produzidos em suas residências, como restos de construção que devem ser entregues ao Ecoponto e nãodeixado em vias públicas. Todos os resíduos levados até o Ecoponto terão a destinação adequada, evitando o acúmulo nas calçadas, ruas e rios de Taboão da Serra”, explica.
No Ecoponto, a população encontrará caçambas para jogar entulhos, um espaço para descartar pneus usados, que depois serão retirados por um empresa especializada e destinados para outro local, além de uma área específica para lixo reciclado.
Ao todo, o volume diário permitido por morador será de 2 m³, equivalente a 20 sacos de lixos de 100 litros.
O que pode ser entregue no Ecoponto:
– entulho e restos de reforma e construções;
– móveis e eletrodomésticos velhos;
– resíduos recicláveis, como papéis, vidros, plásticos e metal.
O que não pode ser entregue:
– lixo doméstico, como resíduo úmido e resto de alimentos;
– medicamentos e resíduos de serviços de saúde;
– animais mortos;
– resíduos industriais, como óleo automotivo.
Serviço
1º Ecoponto de Taboão da Serra
Rua José Milani, 275, no Jardim Irapuã (em frente ao Supermercado Kaçula)