A Emi Pixuquinha, que funcionava anteriormente na Rua Elizabetta Lips, 133, Jardim Bom Tempo, foi reinaugurada na Rua Anália Andrade de Miranda, 154, localizada no mesmo bairro, na tarde de sexta-feira, 03, em Taboão da Serra. A escola ganhou novas instalações e poderá atender até 90 crianças, com idades entre 2 e 3 anos, em período integral das 7h às 17h. O prefeito José Aprígio (Podemos) enfatizou que quando se trata de educação, não é gasto e sim investimento. Segundo ele, no novo prédio, as crianças usufruirão de melhor infraestrutura e contarão com salas mais amplas.
A secretária de Educação, Dirce Takano, enfatizou o quanto o novo espaço será melhor para as crianças e essencial para aumentar o número de alunos atendidos.
“A educação está muito feliz de poder reinaugurar um espaço que já existia na Rua Elizabeta Lips, mas que era muito pequeno e inadequado. A prioridade são as crianças. Nós tínhamos um atendimento na antiga Emi Pixuquinha de 60 crianças em meio período. Aqui, nós vamos atender 90 crianças em período integral. Esse espaço é mais saudável, salubre, amplo e arejado”, falou a secretária.
O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereador André Egydio (Podemos), lembrou que o recurso foi utilizado de forma responsável no local, já que o valor do aluguel é o mesmo do antigo prédio, mas, a partir de agora, 30 crianças a mais serão atendidas e todas poderão estudar em período integral.
“Foi uma atitude inteligente transferir o antigo prédio com o mesmo aluguel e com uma quantidade de crianças maiores e em período integral. Isso é muito importante”, disse Egydio.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos), durante o seu discurso, lembrou que o prefeito Aprígio, além de pensar nas crianças, também faz questão de valorizar os profissionais da área da educação.
“A educação transforma pessoas, pessoas transformam o mundo e a sociedade só vai mudar por meio da educação. Hoje é um dia que os nossos corações se enchem de alegria por fazermos parte de um governo que tem a educação como investimento, que todo recurso colocado ali, ele é considerado investimento. Taboão ficou por 20 anos, exceto o ano de 2019, sem ter recomposição salarial. Bastou um homem humano, que conhece as dificuldades e que valoriza os colaboradores, para que essa realidade pudesse ser transformada. Não posso deixar de citar que após a pandemia, a primeira atitude do prefeito, foi autorizar a Dirce a aplicar o piso nacional em Taboão da Serra e colocar o dissídio. Esse é o governo que acredita no ser humano e que quer transformar uma cidade de forma duradoura”, frisou o deputado.
O prefeito Aprígio complementou a fala do deputado estadual Eduardo Nóbrega e afirmou que em seu governo o funcionalismo público é valorizado.
“Estou muito feliz porque no ano passado repassamos para o funcionalismo uma reposição de 11%. Coisa que há 10 anos não existia na cidade. Tá bom? Não, não tá bom não, tá pouco. Eles tinham uma perda de 70% no salário. Mas vamos corrigindo essas falhas aos poucos. Enquanto estivermos aqui, vamos valorizar os funcionários. A melhor matéria prima da prefeitura, são os seus funcionários. Vocês tem o nosso respeito e vamos trabalhar em conjunto para reconstruir essa cidade”, salientou o prefeito.
O chefe do executivo taboanense comemorou também a conquista do novo prédio da Emi Pixuquinha e frisou que o investimento na educação das crianças é um dos grandes pilares do seu governo.
“Parabenizo a secretária Dirce Takano por conduzir a Secretaria de Educação com maestria, e pela iniciativa que visa atender nossas crianças em local mais adequado e equipado para o desenvolvimento. Investir nas crianças é pensar no futuro, e é isso que vamos continuar fazendo pela reconstrução de Taboão da Serra”, finalizou Aprígio.