quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Nova variante do coronavírus é descoberta em SP pelo Instituto Butantan

Uma nova variante do vírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, foi descoberta em São Paulo pelo Instituto Butantan. De acordo com informações do laboratório, se trata de uma variante recombinante, resultado de uma mistura genética entre as subvariantes BA.1 e BA.2 da Ômicron.

O vírus foi detectado em uma mulher de 59 anos que mora no município. Apesar disso, ainda não é possível afirmar quais são os seus sintomas e nem se a paciente está com o esquema vacinal completo ou se viajou recentemente. A descoberta foi feita por meio do monitoramento genômico que a instituição costuma fazer para controlar a situação pandêmica do país.

A variante recombinante, de acordo com o Butantan, surge quando uma mesma pessoa é infectada por duas variantes ao mesmo tempo. Desta forma, os vírus misturam os seus materiais genéticos no organismo do paciente que está com a doença.

Todas as variantes recombinantes ainda necessitam de mais atenção nesta questão de disseminação. Há no mundo apenas 205 sequências da XG e isso é pouco em relação à população mundial e ao número de variantes que estão circulando”, afirmou a bioinformata da Rede de Alerta de Variantes do Instituto Butantan Gabriela Ribeiro ao jornal O Globo.

Apesar da nova variante, o instituto reforça que isso não é motivo para pânico, já que nem sempre isso significa a incidência de uma nova onda da doença no país.

Outras matérias

Anúnciospot_img

Últimas notícias