A Cinemateca Brasileira tem encontro marcado com o público na sexta-feira, 13, data em que marcará a reabertura do espaço após um ano e meio. Depois passar por um período turbulento, com alagamento, incêndio e um forte processo de abandono, a instituição quer retomar as suas atividades com muitas novidades na programação e altas expectativas em seu horizonte de eventos. Uma mostra sobre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, reabre as portas da Cinemateca, com sessões nos dias 13, 14 e 15 de maio.
Após a abertura de um novo edital, a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) assinou, em março, um contrato para uma gestão que irá durar cinco anos. A direção da SAC, que conta com profissionais com larga experiência no ramo do audiovisual no país, também realizou a contratação de funcionários e reestruturou a Cinemateca.
Para a esperada reabertura, ocorrerá uma homenagem a um dos principais cineastas da história do Brasil: José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Ao todo, serão exibidos cinco filmes entre sexta a domingo. No sábado, 14, pensando na proposta educativa do espaço, haverá mesa de debate sobre a vida de Mojica que contará com as participações do jornalista André Barcinski e dos cineastas Dennison Ramalho e Paulo Sacramento.
“No primeiro dia do evento, serão exibidos o média-metragem ‘A Praga’ (1980), restaurado, editado e finalizado pelo produtor Eugenio Puppo, que descobriu as latas do filme perdidas no escritório do cineasta, em 2007, e o curta-metragem ‘A Última Praga de Mojica’ (2021), dirigido por Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, que narra esse processo“, afirma a Cinemateca nas redes sociais.
Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão. Confira a programação completa:
Sexta-feira (13/05) – Área externa
19h: Abertura
20h: A Última Praga de Mojica (17 min.) e A Praga (52 min.)
* O espaço contará com 500 lugares.
Sábado (14/05) – Sala Grande Otelo
16h: Mesa com André Barcinski, Dennison Ramalho e Paulo Sacramento
18h: Encarnação do Demônio (94min.)
20h: Trilogia de Terror (101 min.)
* O espaço contará com 210 lugares, além de 4 assentos para cadeirantes.
Domingo (15/05) – Sala Grande Otelo
18h: O Despertar da Besta (Ritual dos Sádicos) (92 min.)
20h: Exorcismo Negro (100 min.)
* O espaço contará com 210 lugares, além de 4 assentos para cadeirantes.
Endereço da Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, São Paulo