Servidores da Prefeitura de Taboão participam da segunda edição do seminário sobre acolhimento familiar de crianças e adolescente
Mais uma vez a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), promoveu o Seminário Acolhendo com Afeto: Família Acolhedora, em parceria com o Instituto Fazendo História (IFH) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA). A segunda edição do evento aconteceu nos dias 15 e 16/05, no Transamérica Executive Taboão da Serra.
O seminário procurou impactar na maior qualificação dos profissionais, repensando a prática, os processos que os envolvem, o trabalho em rede e a melhoria de atuação. E assim, forma uma rede com qualidade e em constante crescimento.
O evento contou com a presença de profissionais das Secretarias de Educação (SEDUC), Saúde (SMS) e da SAS. Durante o seminário, os servidores públicos aprenderam um pouco mais sobre a política pública de atendimento e acolhimento familiar, e debateram sobre a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) nos serviços e também sobre o trabalho em rede.
Laizi Marques, técnica do IFH, destaca os trabalhos realizados nos dois dias de seminário. “Além de uma contextualização teórica, nós também fizemos intervenções, espaços de reflexão, utilização de histórias para a gente poder refletir sobre a prática, estratégias, para que isso fomente em todos os trabalhadores da rede uma ampliação.”, ressalta.
O serviço Família Acolhedora, lançado pela SAS em junho de 2022, também foi discutido no seminário, que consiste em realizar o acolhimento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por decisão judicial, para lares de pessoas cadastradas, até que possam retornar para sua família de origem, extensa ou, em alguns casos, encaminhados para uma família substituta.
“O Família Acolhedora é um serviço que precisa de famílias inscritas, que foram escolhidas e preparadas para acolher crianças e adolescentes. Também é importante sua divulgação, para que mais pessoas saibam o que é, participem do processo e se habilitem. Então, estarmos aqui hoje nesse seminário também é fortalecer a execução de uma política pública extremamente importante na nossa cidade e no país.”, ressalta Edson Ferreira, coordenador do Família Acolhedora.
“É muito importante trazermos cada vez mais pautas que abordem o bem-estar e uma melhor vida aos nossos jovens. É comovente ver famílias se disponibilizando para receber em seu lar crianças e adolescentes afastados de seu convívio familiar, por isso faço o convite, para qualquer pessoa que se disponibilize, a integrar ao Família Acolhedora, que é um lindo serviço que muda vidas”, ressalta o prefeito Aprígio.
Serviço:
Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS)
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama,
Telefone: (11) 4138-8040 – das 8h às 17h
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Rua Milton Martins Moura, 30, Vila Francisco Remeiks
Telefone: (11) 4138-7155 e (11) 4139-1105
WhatsApp: (11) 9 3245-7739
Horário: das 8h às 17h
Site: familiaacolhedora.ts.sp.gov.br