Prefeito Aprígio anuncia pacote de medidas ecológicas no Junho Verde em Taboão da Serra

 Prefeito Aprígio anuncia pacote de medidas ecológicas no Junho Verde em Taboão da Serra

Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária

 

O Junho Verde em Taboão da Serra será comemorado com diversas ações que se estenderão até o final deste mês. O prefeito José Aprígio (Podemos), que realizou a abertura das atividades na segunda-feira (05) em seu gabinete, anunciou juntamente com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias e a subsecretária, Ruth Ramos, uma série de intervenções que estimularão a preservação do meio-ambiente. A principal delas será a inauguração da Escola Livre de Educação Ambiental, no Viveiro Municipal, no final deste mês.

Para marcar o início das intervenções que serão realizadas no munícipio foi feito um ato no gabinete, com a presença de autoridades, onde cada pessoa presente pôde depositar em uma urna com formato de planeta terra, o principal desejo para o meio ambiente de Taboão da Serra. Posteriormente, o globo foi levado para os quatro cantos da cidade, para que a população também pudesse participar do debate. Todas as respostas serão analisadas para auxiliar na formulação de políticas públicas ambientais.

“Iniciamos o Junho Verde com muitas atividades e teremos uma programação extensa ao logo desse mês. A ideia foi iniciar esse ato juntamente com o prefeito, com a participação de todos, para fazer uma discussão itinerante na cidade em vários bairros para marcarmos o Dia Mundial do Meio-Ambiente. Foi um trabalho feito com diversas secretarias para dialogarmos com a sociedade sobre a importância dessa data”, explicou o secretário Nílcio.

Ao lado do prefeito Aprígio, o secretário Nílcio Regueira Dias explica como será a programação do Junho Verde (Foto: Dereck Gomes/Portal Voz Diária)

Durante o ato, a subsecretária Ruth Ramos explicou que Taboão da Serra, além de ganhar uma Escola Livre de Educação Ambiental, também implantará outras medidas. Entre elas, estão, dois pontos de coleta de óleo de cozinha reutilizável, a revitalização do Viveiro Municipal com o plantio de árvores nativas, a criação de um Whatsapp específico para denúncia de descarte irregular de entulho, além da escolha do nome dos mascotes da escola ambiental. Esse último, especificamente, será feito pelos alunos da rede municipal de ensino, que também possuem os animaizinhos estampados na capa dos cadernos pertencentes ao material escolar deste ano.

“Estamos muito contentes porque montamos uma programação bastante especial e robusta para comemorarmos o Junho Verde. A educação ambiental se faz com a população na rua. Estamos lançando uma série de serviços novos. Escolhemos o tema ” Meio-Ambiente, eu cuido”, porque precisamos superar que o meio-ambiente é uma questão que está muito longe da gente. O meio-ambiente acontece nesse momento. Por isso, a importância de trazer para o nosso dia a dia e para a nossa cidade. O tema que estamos trabalhando em todas as oficinas e na Escola Ambiental é esse”, afirmou a subsecretária Ruth.

A subsecretária Ruth Ferreira fala sobre ações que acontecerão no mês de junho em Taboão da Serra (Imagem: Dereck Gomes/Portal Voz Diária)

O secretário Nílcio também enfatizou que toda a agenda ambiental realizada neste mês e no decorrer do ano em Taboão da Serra conta com um trabalho de união entre as secretarias.

“Esse é um trabalho que envolve diversas secretarias do governo. A gente começou as atividades com os CRAS, que é uma porta de entrada importante da população para os serviços públicos. A educação também é sempre parceira e que, além do material escolar, a gente tem um processo de formação de construção de currículo que transversalmente envolve a educação ambiental. A Secretaria de Obras, que tem os serviços ambientais. A Secretaria de Cultura também é muito importante, porque faz com que tudo isso entre na cabeça das pessoas de forma lúdica, para que possamos dialogar com um público que não é atingido pelos serviços públicos. A Secretaria de Manutenção também tem um papel central, seja na zeladoria das praças ou na gestão do ecoponto e de outras políticas que pretendemos avançar. É um trabalho de união”, pontuou.

Joel Macedo, funcionário da Prefeitura de Taboão da Serra, mostra urna onde foram depositadas os anseios da população em relação a política ambiental de Taboão da Serra (Imagem: Dereck Gomes/Portal Voz Diária)

 

O prefeito Aprígio, que tem trabalhado em consonância com as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltou que em sua gestão as políticas públicas em favor do meio-ambiente estão sendo colocadas em prática para tornar Taboão da Serra uma cidade modelo na preservação e também no trabalho de conscientização da população.

“É muito interessante essa história de plantar e cuidar, né? A questão ambiental hoje é muito séria. Nós vamos construir mais um ecoponto na Estrada das Olarias e virão mais. Temos que conscientizar as pessoas. A educação ambiental tem sido realizada para a cidade ir melhorando”, finalizou.

Prefeito Aprígio participa de ato de abertura do Junho Verde e anuncia pacote de medidas ambientais (Imagem: Dereck Gomes/Portal Voz Diária)

 

Outras postagens