Bebê recém-nascido é salvo por GCM´s em Taboão da Serra após se engasgar com leite materno
Em um ato heroico, dois Guardas Civis Municipais salvaram a vida de um bebê recém nascido em Taboão da Serra na manhã de sábado, 13. A criança estava com as vias aéreas obstruídas com leite materno. Os guardas, que estavam na base do Jd. Salete, conseguiram realizar o pré-atendimento e desobstruir a passagem respiratória por meio da manobra de Heimlich. A criança foi levada ao Pronto Socorro Infantil (PSI), no Jd. Trianon, onde recebeu atendimento. Após exames, que detectaram que o bebê estava bem, ele recebeu alta e pode voltar para casa.
Os guardas Dutra e Altair, que estavam de plantão na base, foram procurados pela mãe da criança que, desesperada, pediu ajuda aos agentes para que o seu bebê voltasse a respirar após ficar engasgado durante a amamentação. Rapidamente, eles a auxiliaram e conseguiram desobstruir as vias áreas do recém-nascido.
Os guardas fizeram o pré-atendimento com a manobra de Heimlich. Ela é tida como o melhor método de desobstrução em uma situação de emergência, ou seja, quando não há tempo necessário para chegar ao hospital. Com os braços na altura do abdômen, uma mão fechada é colocada acima do umbigo e o dedo polegar é direcionado ao abdômen para que sejam realizadas compressões sem risco de fraturas.
Com esse método, os agentes conseguiam fazer com que o bebê voltasse a respirar. No entanto, por ser muito pequenino, foi necessário levá-lo ao hospital para receber atendimento médico.
Após consulta e exames, a criança, que passa bem, retornou para a sua casa.