Prefeito Aprígio vistoria obras da UBS Laguna e aponta erros estruturais graves

 Prefeito Aprígio vistoria obras da UBS Laguna e aponta erros estruturais graves

Prefeito Aprígio apontou erros graves na execução da obra da UBS Parque Laguna. (Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

O prefeito de Taboão da Serra, José Aprígio (Podemos), durante a ação “Prefeitura No Seu Bairro”, ocorrida no Pq. Laguna, no sábado (06), aproveitou para falar em detalhes sobre os motivos que levaram à paralisação das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Laguna. De acordo com o chefe do executivo, que fez uma vistoria minuciosa acompanhado da imprensa da região, o terreno em que o prédio foi erguido pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

Tal fato, que já levou a prefeitura a receber uma notificação extrajudicial pedindo que a estrutura seja demolida, torna a construção ilegal. Além desse imbróglio, o prefeito afirmou que caso não houvesse o problema com o terreno, ainda assim seria impossível dar prosseguimento à construção, já que o projeto inicial não foi respeitado.

Fundador da maior Cooperativa Habitacional da América Latina e grande conhecedor quando o assunto é obras, Aprígio reforçou aos veículos de comunicação presentes que a estrutura da UBS não possui o número adequado de pilares e vigas e, caso fosse inaugurada, poderia desabar sobre a população, ocasionando uma enorme e irremediável tragédia.

“Falar dessa obra não é muito difícil. […] Eu convidei todos os moradores da região do Três Marias, do Mirna, aqui do Laguna e vocês de outros bairros, exatamente para presenciar o trabalho que foi feito nesta obra. A impressão que dá é que ‘o Aprígio parou a obra pois era da outra administração’, e na verdade não é. Para aquele que não entende muito de obra, já tem um erro grave aqui. A engenharia não recomenda concretar uma laje dessa de cinco, de dez ou de quinze vezes. […] A engenharia não recomenda um calculista executar um projeto estrutural e o empreiteiro construir em desacordo com o projeto, e aqui está assim”, disse o prefeito.

Prefeito Aprígio discursa durante evento no Parque Laguna. (Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

“Tem viga de fundação aqui, que no projeto está dizendo que é uma viga de 20 metros de largura, por 30 metros de altura, e essa viga tem 20 metros de largura por 20 metros de altura. Já perdeu 30% da sua capacidade no seu cálculo estrutural. Para arredondar, se aguentava 100 pessoas em cima, só pode por 70 agora. […] Nesse projeto falta 43 peças, entre pilares e vigas. […] São coisas que, quando eu cheguei aqui, eu disse: ‘está mal construído, precisamos melhorar’. Tem várias obras da Prefeitura que o pessoal fala ‘o Aprígio mandou parar’. O Aprígio não mandou parar. O Aprígio exigiu que eles fizessem o que está no projeto, que é o certo”, continuou.

Aprígio também apontou em sua fala outros problemas encontrados pelas equipes técnicas, como, por exemplo, um muro de 3 metros que já tombou 29 centímetros, além de outros problemas, como diversas rachaduras na estrutura do prédio. “É possível continuar uma obra dessa e colocar os seres humanos em risco, com tanta irresponsabilidade, como o ex-prefeito [Fernando Fernandes] quer que eu faça? O ex-prefeito fez uma coisa errada, e agora ele quer que eu, de qualquer jeito, corrija o erro que ele fez, errando também. Eu não vou fazer isso”, reforçou Aprígio.

Além disso, o prefeito aproveitou a oportunidade para dizer aos presentes que constatou que, mesmo se a obra não fosse irregular, ainda assim não haveria dinheiro para finalizá-la, uma vez que o valor pago ao empreiteiro supostamente teria sido acima do que deveria. “Não era para ter pago ao empreiteiro nem 40% do valor final da obra. Você sabe quanto o ex-prefeito pagou para o empreiteiro aqui? 60% do valor da obra. Ou seja, essa obra não tem mais dinheiro, mesmo que tivesse certo, para terminar a obra. Ele pagou mais do que deveria para o empreiteiro”, disse.

Já na reta final de sua fala, Aprígio manifestou que pretende acatar o pedido da população e disse estar à procura de um espaço no Parque Laguna para levar uma Unidade Básica de Saúde.

 

Vereadores

Vereadora Érica Franquini (PSDB) criticou em seu discurso o ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB). (Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

Em sua fala, Érica Franquini (PSDB), que tem o seu mandato marcado pela luta por uma Unidade Básica de Saúde no Parque Laguna, salientou a importância do município em poder contar com um prefeito preocupado com a segurança das pessoas. A vereadora também teceu críticas ao ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e rebateu a pecha de “mentirosa” que o antigo mandatário busca, segundo ela, colar em sua imagem.

“Na CDHU, os diretores de lá deixaram bem claro que esse terreno aqui, prefeito Aprígio, não é autorizado a construir essa UBS. O antigo prefeito [Fernando Fernandes] mostrou que ele é mentiroso. Ele mentiu, e eu não poderia deixar de dizer isso. Ele está, a todo momento, dizendo aos jornalistas dele que eu estou mentindo, e eu não estou mentindo. […] Como pode um prefeito, que foi prefeito por vários anos e com a experiência que ele tem, fazer uma coisa dessas?”, rebateu a vereadora.

“Há anos que eu luto aqui pelo Parque Laguna e nunca veio aqui um prefeito para promover uma ação social dessa, mas o prefeito Aprígio veio. Veio aqui nessa UBS mostrar que a construção está errada, que não tem os pilares corretos, que os pilares aqui estão caindo e, com responsabilidade, ele não deixou essa UBS continuar, por que se ela continuasse, correria risco de cair na cabeça de alguém. Então, prefeito Aprígio, eu estou hoje aqui agradecendo a sua responsabilidade com a população”, afirmou Érica.

A vereadora Joice Silva (PTB) também fez uso da palavra e salientou o compromisso do prefeito Aprígio em esclarecer, junto aos moradores da região, os motivos que levaram à paralisação da obra da UBS do Pq. Laguna.

“Nós temos em nosso governo pessoas responsáveis. Pessoas que têm amor à população. É por isso que o nosso prefeito, o homem que mais construiu na América Latina, o homem que entende de obras como ninguém, parou esta obra. O homem que tem responsabilidade com as vidas. […] É tanta coisa errada que aconteceu na construção deste prédio que a gente tem medo [de entrar para vistoriar]. E se nós, que somos políticos, temos medo, imagine colocar a população aí dentro?”, disse Joice.

 

Outro lado

Em suas redes sociais, o ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB) rebateu o prefeito Aprígio (Podemos) e questionou, entre outras coisas, se o prédio tem mesmo risco de desabar. “Quem é o Aprígio para dizer que a obra da UBS do Laguna tem risco ou não de desabar? Aprígio, quem faz isso são engenheiros, técnicos, e através de laudos! Que papel ridículo! Cutucar uma parede para comprovar isso ou aquilo. Isso é circo puro! Isso é querer menosprezar a inteligência das pessoas”, indagou Fernando Fernandes.

No entanto, o ex-prefeito não menciona que a própria Prefeitura, por meio de um laudo técnico produzido pela Arruda Simões Consultoria Avaliações & Perícias S/S Ldta., apontou irregularidades no prédio. De acordo com o laudo, que dispõe de 198 páginas: “[…] As irregularidades foram comprovadas, como a falta de execução de pilares vigas, embarrigamento nos fundos do muro de arrimo, pilares em seção inferior ou em posição distinta do projeto, entre outras falhas. Também foram realizados 32 ensaios de resistência do concreto pela empresa ConsultCon Engenharia, dos quais apenas dois (2) ensaios atingiram o fck de 25Mpa, indicando que o concreto utilizado não atende a especificação apontada nos projetos estruturais”.

A nota oficial da Prefeitura de Taboão da Serra sobre o assunto, bem como o laudo técnico e a notificação extrajudicial da CDHU sobre a obra irregular da UBS do Parque Laguna, podem ser conferidos através deste link.

Confira as fotos do evento:

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

(Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária)

 

Outras postagens