Aplicativo SOS é implementado nas escolas municipais de Taboão para ampliar segurança

 Aplicativo SOS é implementado nas escolas municipais de Taboão para ampliar segurança

Imagem: Amanda Perobelli / Reuters / Agência Brasil

 

Diante dos inúmeros casos de ataques em escolas de todo o Brasil, que vem assustando familiares e toda a comunidade escolar, o governo Aprígio vem implementando nas escolas da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, o aplicativo SOS Escolar que pode ser acionado em casos de emergência. De acordo com a administração municipal, o sistema é ligado a Central de Operação e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao ser acionado, o aviso é mandado imediatamente para o COI, que alerta as viaturas da GCM próximas ao local para que elas possam fazer o atendimento da ocorrência.

Ao Portal Voz Diária, o prefeito Aprígio afirmou que essa é somente uma das ações que a gestão vem tomando para garantir a segurança dos alunos e professores. Além do aplicativo, também já houve o aumento da ronda da GCM nas portas das escolas e na sexta-feira, 14, acontecerá uma reunião com forças de segurança para traçar diretrizes de atuação que garantam que ataques semelhantes ao ocorrido na EE Thomazia Montoro, na Vila Sônia, não se repitam.

“Os ataques às escolas no país e as fake news sobre o assunto têm deixado as famílias inseguras. Para ampliar a segurança dos alunos e das comunidades escolares tomamos medidas efetivas, como intensificar a realização de rondas escolares pela GCM, o lançamento do aplicativo SOS Escola e, também faremos uma roda de conversa com forças de Segurança nesta sexta-feira, 14/04, no Cemur. Todas as forças policiais estão unidas para garantir a segurança nas escolas”, afirmou Aprígio.

A secretária Executiva de Segurança Pública, Eliana Gonçalves Ribeiro, afirmou ainda à reportagem que a tecnologia já está sendo implementada aos poucos nas escolas municipais. Segundo informações, ao menos 5 delas já contam com o aplicativo. O intuito é que a tecnologia também seja apresentada para escolas estaduais de Taboão da Serra.

“Nosso prefeito Aprígio solicitou o aumento de viaturas da GCM realizando rondas escolares. A GCM já realiza o monitoramento de pontos estratégicos da cidade, como o entorno das escolas, e na quinta-feira, 06/04, o prefeito Aprígio autorizou a implantação de mais um dispositivo de segurança, que é o SOS Escola, que ajudará as creches e escolas municipais a pedirem auxílio ao COI (Centro de Operações e Inteligência) em casos de urgências ou emergências”, disse Eliana.

Outras postagens