Secretários de Taboão visitam cooperativa que transforma móveis velhos em novos em Diadema
Com o intuito de conhecer e implantar mais modelos de economia solidária e sustentável em Taboão da Serra, o secretário Wanderley Bressan (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda), o secretário Nílcio Regueira Dias (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente), a subsecretária Ruth Ferreira (Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente) e o secretário Ricardo Rezende (Obras e Infraestrutura Urbana) foram até Diadema visitar o Projeto Okavango. O espaço funciona como uma cooperativa que recicla móveis velhos e os transformam em produtos novos e ecológicos que são comercializados.
“A geração de renda, através da economia solidária, é muito importante. Estou bastante encantado com o Projeto Okavango. Em Taboão, nós também temos uma cooperativa, a Cooperzagati. Viemos até aqui, à pedido do prefeito Aprígio, aprender as boas práticas e levar para Taboão da Serra. Recentemente, até inauguramos um EcoPonto, que pode ser um dos meios de obtermos esses materiais para darmos início ao projeto. Estamos aqui para absorvermos o máximo possível de conhecimento”, disse Bressan.
Fundado por Diolindo Sousa, o Projeto Okavango, que hoje conta com o apoio da Prefeitura de Diadema, consiste, principalmente, em transformar sofás e outros tipos de mobílias usados em produtos ecologicamente corretos. A maior parte deles, inclusive, vem de EcoPontos, locais onde a população costuma fazer o descarte desses itens. Desta forma, há geração de renda para as pessoas que trabalham no projeto, capacitação profissional, além da diminuição de lixo na cidade. Ao todo, 4 jogos de sofá são vendidos por dia.
“É toda uma expertise que levamos 15 anos aperfeiçoando, aprimorando, formalizando junto ao Poder Público. Cooperativa boa é aquela que gera receita, é aquela que o cooperado consegue ser uma ferramenta para capacitar outra pessoa. O Projeto Okavango faz o reaproveitamento de materiais”, explicou.
O secretário Nílcio Regueira Dias, durante a visita, afirmou que dar um novo caminho para móveis, que muitas vezes são descartados de forma irregular, é um dos maiores desejos do prefeito Aprígio.
“O prefeito tem o sonho de fazer o trabalho que vocês fazem aqui, lá em Taboão da Serra. Sonho mesmo, sonho de vida. O tanto de móveis que nós recolhemos na cidade, que acabam indo para aterro, que ele queria dar uma destinação adequada. Nós temos uma demanda enorme na cidade, né? Aliás, acredito que todas tem. Esse é um sonho pessoal do nosso prefeito“, falou.
A subsecretária Ruth complementou. “Atualmente, muitos móveis descartados vão parar direto nos aterros. Esperamos estabelecer uma parceria para implantar em Taboão um trabalho parecido com o de vocês aqui”.
Já o secretário Ricardo Rezende enfatizou que o projeto será muito benéfico para Taboão da Serra.
“Eu espero que esse contato se prolongue, que a gente troque mais ideias e experiência, que a gente vá aprendendo mais sobre esse projeto. É muito importante ter esse formato”, finalizou.
A visita também foi acompanhada por uma comitiva da prefeitura de Diadema, entre eles, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Paulo Barbosa, a chefe da Divisão de Geração de Trabalho e Renda, Mariana Girotto, e o diretor de Políticas de Trabalho e Economia Solidária, Marcelo Lucas.