A segunda cozinha da Escola de Gastronomia de Taboão da Serra foi oficialmente inaugurada na tarde de sábado, 04, fechando a extensa agenda de eventos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, que realizou uma aula inaugural da Fábrica de Talentos no Cemur, a entrega do Atende Empresarial e a reabertura da Agência Regional do Trabalho. De acordo com o secretário da pasta, Wanderley Bressan, com mais uma cozinha à disposição, a capacidade da escola, que é a mais procurada entre todas as que oferecem cursos profissionalizantes, dobrará.
Fernando, que já fez diversos cursos na Escola de Gastronomia, contou sobre a sua experiência como aluno e o quanto cada uma das aulas foi importante para que ele superasse um grave problema de saúde.
“Em 2017 eu fui diagnosticado com um câncer na região da cervical e eu passei por uma luta muito difícil. Dentro desse período, eu perdi minha renda, eu tive que me reinventar, eu passei por uma cirurgia, uma radioterapia. Foi uma fase bem difícil. Mas dentro de todas essas dificuldades, eu encontrei dentro do munícipio onde eu resido, a Escola de Gastronomia. Eu ingressei aqui no ano passado fazendo curso de cozinha regional, passei por panificação e continuo como aluno da Escola de Gastronomia. Mais do que uma escola, ela é um patrimônio para a cidade de Taboão da Serra. É uma oportunidade para quem é baixa renda, para quem é pobre e não tem condições de pagar uma Escola de Gastronomia, que é cara. Aqui nós temos tudo de muita qualidade. São profissionais de excelência que temos aqui. Comer é um ato que está na história da humanidade desde que o mundo é mundo, desde que o ser humano existe. Comer faz a manutenção da vida, do espírito, do corpo e da mente. Eu sou agente transformador da minha periferia e eu tenho muito orgulho de ser aluno da Escola de Gastronomia”, falou.
A nova cozinha, que é idêntica a que já é utilizada para os cursos, possui equipamentos profissionais modernos e de qualidade. O espaço será utilizado principalmente para os cursos de confeitaria, doces finos e cake designer.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Wanderley Bressan, a entrega da segunda cozinha é um grande avanço para a profissionalização em Taboão da Serra. Segundo ele, desde que a escola foi inaugurada, em 2011, nenhuma melhoria foi feita por governos anteriores.
“Essa escola foi inaugurada pela então ministra do Turismo, Marta Suplicy, em 2011, como uma grande inovação e que realmente foi. Mais cedo nós falávamos que só quem passa na pele é que pode falar sobre aquilo. Fazer um curso de Gastronomia hoje, quem mora no Leme, no Suiná, no morro, no Pirajuçara e que vive de salário, não consegue fazer. Nós visitamos uma faculdade de Gastronomia e com desconto a mensalidade era R$800. Infelizmente só quem tem um poder econômico diferenciado, é que consegue fazer. A nossa Escola de Gastronomia foi pensada para abraçar essas pessoas e ela deu muito certo, por isso que ela resiste e mexe tanto com a gente. É claro que aquele que nunca precisou contar dinheiro para pagar a mensalidade da sua faculdade, não vai dar atenção para a Escola de Gastronomia pública. É inadmissível imaginar que a nossa cozinha original, quando a gente consegue apertar muito, cabe 25 alunos de manhã, 25 alunos de tarde e 25 alunos de noite. Nós estamos falando de 2011, são 12 anos, três mandatos de prefeito. Aonde que estava a sensibilidade dos prefeitos que passaram para não se colocar no lugar do jovem da periferia que quer ser chef de cozinha, furar a sua bolha de violência para vencer na vida e mudar a vida da família dele? O que tinha na cabeça dos prefeitos que não conseguiram se colocar no lugar desse jovem e entender a responsabilidade que estava na mão deles? É a ação de um prefeito que pode mudar a realidade de um jovem por completo. São 12 anos que essa escola não recebeu um tijolo de ampliação e se olhava com a cozinha com 25 alunos e se tratava com naturalidade”, disse Bressan.
O presidente da Câmara Municipal de Taboão, vereador André Egydio, afirmou em seu discurso sobre a oportunidade e o ensino que é oferecido na Escola de Gastronomia.
“Mais uma vez a prefeitura não para de trabalhar. Não é só de concreto e tijolo que se faz uma cidade, o prefeito está investindo em pessoas. Esse é o diferencial, que em muitos anos não se fazia. Ser chefe de cozinha é um dom para quem tem essa aptidão, ensinar é um dom, mas saber aprender também é outro. Saber misturar o tempero certo, a dose de sal, se vai ou não ovo, tudo isso é importante as pessoas aprenderem”, salientou Egydio.
O deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos) que vem participando das agendas de inaugurações em Taboão da Serra, parabenizou o prefeito por pensar na profissionalização da população em todo o seu mandato.
“Antes do tijolo, o Aprígio coloca em primeiro lugar o ser humano. O grande fundamento do Aprígio são as pessoas, por isso, que precisou vir um homem simples, do nordeste, que conhece a dificuldade do dia a dia, que sabe como é difícil a formação de um filho. O prefeito, antes de tudo, tinha como norte qualificar o cidadão de Taboão da Serra. No discurso é fácil, dizer que quer qualificar as pessoas para que elas possam alcançar emprego é muito bom na época da eleição. Mas é quando você assume o poder, que nós sabemos se aquilo realmente faz parte da sua essência e o prefeito Aprígio tem cumprido isso”, frisou.
Para o prefeito José Aprígio, que relembrou sua história de vida durante o discurso, a palavra desistir não pode constar no dicionário da vida.
“A gente é que transforma esse mundo. Há uma preocupação muito grande com os cursos. Só através do conhecimento que vencemos na nossa vida. O político precisa fazer pela população. Nós não podemos usar o mandato para nos beneficiar, e sim para o benefício da população. É isso que eu tento fazer. Eu busco desenvolvimento para a nossa cidade e conforto para a população. Mostre que você é capaz e não desista que um dia você vai vencer”, finalizou o prefeito
Antes de finalizar o evento, o prefeito Aprígio foi convidado ao lado da primeira dama e vereadora, Luzia Aprígio (Podemos), para fazer um bolo de laranja com a supervisão do chef e professor da Escola de Gastronomia, Bráulio. O momento foi acompanhado por todos os presentes que, ao final, puderam degustar um pedaço da receita preparada pelo mandatário.