Dando prosseguimento a extensa programação de aniversário de 64 anos de Taboão da Serra, a aula inaugural da Fábrica de Talentos, que aconteceu na manhã de sábado, 04, lotou o Cemur. O evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, marcou o início dos cursos profissionalizantes na temporada de 2023. De acordo com o secretário da pasta, Wanderley Bressan, mais de 600 pessoas compareceram no local, entre elas, autoridades, professores e moradores da cidade que irão participar dos cursos. Atualmente, o projeto Fábrica de Talentos é disponibilizado na Escola de Construção Civil; Escola Pet; Escola de Moda, Beleza e Estética, além da Escola de Gastronomia.
Ana Lúcia, que foi aluna na Escola Pet e hoje trabalha em uma clinica veterinária conceituada no Ibirapuera, deu o seu depoimento sobre o poder transformador que a Fábrica de Talentos teve em sua vida.
“Há um ano, eu estava sentada em uma cadeira, assim como vocês, com a cabeça cheia de sonhos, cheia de esperança e cheia de frustrações também por conta da minha vida particular. Eu sou aposentada e trabalhei durante 20 anos no mercado financeiro. Nasci em São Paulo e sofri violência doméstica. Tive que abandonar São Paulo e escolhi Taboão da Serra como cidade para me acolher. No começo foi bem difícil e, apesar de estar aposentada, eu achei que era o fim da linha. Navegando pela internet, eu vi as inscrições abertas para o curso, sou mãe de 9 pets e eu queria conhecimento para cuidar eles. Eu não tinha ideia da amplitude do que é o mercado Pet, do que é a vida na área veterinária. Ao entrar no curso, foi uma explosão de conhecimento. O curso não deve nada a um curso particular. É um curso extremamente técnico, te dá uma noção maravilhosa do que é o animal, das necessidades deles, da vida do animal. Apesar da chuva, do frio, do sol e do cansaço, eu saia do curso, todas as segundas e quintas-feiras, chegava em casa cansada, mas eu estudava todo o conteúdo que ela dava. Era cansativo, mas eu não desisti. Em momento algum eu desisti”, contou Ana.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Wanderley Bressan, afirmou em seu discurso a importância do poder público dar oportunidade para as pessoas. Ideal esse, que é um dos principais do projeto Fábrica de Talentos.
“Eu aprendo muito todos os dias com o sonho e a garra das pessoas que estão escrevendo uma linda história na nossa cidade. Só sabe o pavor do desemprego, quem fica 6 meses desempregado e muitas vezes se vê naquela situação de não ter dinheiro da condução para procurar emprego. Só sabe o quanto dói a frustração de querer realizar um sonho e você não conseguir realizar o sonho, só porque você nasceu pobre e filho de um trabalhador e trabalhadora. Infelizmente a sociedade que a gente vive, ela tem isso como regra. Se você tem dinheiro, você realiza. Se você não tem, você passa muita dificuldade para realizar. Um doutor nunca vai conseguir se colocar no lugar desses homens e mulheres, que querem ter uma profissão porque querem mudar de vida, querem receber o seu bom salário no final do mês, querem ter o seu próprio negócio, ou então, tem o sonho de construir uma carreira brilhante no mercado de trabalho. É só quem sentiu na pele que consegue entender essa vontade e esse sonho”, falou o secretário.
Bressan usou o exemplo da Ana Lúcia, a primeira aluna a subir no palco e compartilhar a sua história, de que nos cursos profissionalizantes os sonhos serão acolhidos e todos terão oportunidade de trilharem um caminho próspero e de sucesso.
“A nossa intenção é andar de mãos dadas com cada um de vocês em busca da realização de cada um. Hoje eu recebi uma mensagem bíblica e ela falava sobre Eliseu. Eliseu era o último da fila, ele era esquecido. Eu sei o que é a gente morar na periferia e ter que se desdobrar para vencer na vida e, muitas vezes, a gente se sente no fim da fila. A gente não tem, muitas vezes, com quem falar, com quem pedir socorro para nos amparar. Assim como Eliseu, que estava no fim da fila e Elias escolheu ele, eu quero dizer para vocês que não importa aonde vocês nasceram, não importa quanto tem na conta, não importa a cor da pele e muito menos a idade. Não importa se você é homem ou mulher. O importante é que você não desista, porque se você não desistir, nós estaremos todos aqui ao lado do prefeito Aprígio, de mãos dadas. Nesse ano, eu não quero que tenha só uma Ana não, eu quero que tenha mais de 50, contando histórias lindas de superação, porque aqui vai acontecer uma verdadeira produção de talentos em massa”, disse Bressan.
O presidente da Câmara Municipal, vereador André Egydio, afirmou que, quando se governa, é importante pensar em obras, mas, principalmente, na população que vai utilizar o serviço.
“Vocês não podem desistir, esse é o lema. Vocês que forem começar o curso, tem o exemplo aqui da Ana. Não é só de concreto e tijolo que se faz uma prefeitura. Não é só com discurso e sim com recurso. O prefeito está investindo em gente, em melhorar a vida das pessoas. Independente da conta bancária, da idade, vocês que almejam melhorar a vida de vocês, aproveitem porque está sendo dada essa oportunidade”, falou.
O prefeito de Taboão, José Aprígio (Podemos), lembrou ainda da importância de dar o primeiro passo para alcançar sucesso na trajetória profissional e não ter vergonha de se arriscar.
“Estamos aqui para criar oportunidades para melhorarmos a vida de vocês. Vocês sabem que a nossa vida depende muito de oportunidades, principalmente oportunidade de trabalho. Muitas vezes, não somos o que queremos, mas a gente tem que querer, para ser alguma coisa. Não fique com vergonha de colocar uma caixa de banana na sua garagem, em cima de uma mesa, e dizer: estou vendo essa banana. Ali você está iniciando o trabalho de um empresário. A maioria dos grandes empresários, começaram assim. Eu falo por mim, com a força de vontade. você cresce”, finalizou Aprígio.