O Atende Empresarial e a Agência Regional do Trabalho foram oficialmente inaugurados no sábado, 04, em Taboão da Serra. Ambos os equipamentos ficam na própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, localizada na rua Cesário Dau, 535, no Jd. Maria Rosa. O primeiro serviço tem como foco principal o atendimento de grandes empresários, enquanto o segundo, trabalhadores. A inauguração de ambos foi mais um evento promovido pelo governo Aprígio em comemoração ao aniversário de 64 anos de Taboão da Serra.
Patrícia Carvalho, responsável pela Agência Regional do Trabalho e Emprego, que será coordenada em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência, afirmou que o equipamento foi fechado em Taboão da Serra em 2020, mas reaberto pelo prefeito Aprígio, que assumiu o compromisso quando ainda era candidato.
“Eu tive o prazer de vir pra cá há 9 anos para prestar esse serviço para os munícipes. Nosso antigo posto de atendimento era na Elizabeta Lips, mas por uma questão administrativa, foi fechado. O prefeito, ainda candidato, ele tinha o desejo de reativar o posto de atendimento aqui no Ministério do Trabalho e foi feito. A agência voltou para o atendimento dos munícipes e de pessoas que não são do município. Para quem precisava do atendimento do Ministério, tinha que se deslocar até o centro de São Paulo ou Osasco. Hoje a realidade é diferente”, falou.
Na Agência Regional do Trabalho e Emprego, moradores de Taboão da Serra e de municípios vizinhos, como é o caso de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Cotia, São Lourenço, Juquitiba e São Paulo, podem requerer documentos, seguro desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros.
Junior Eckstein, secretário de Administração, citou que anteriormente o atendimento no Atende demorava muito e com que a inauguração da nova unidade voltada para o empresariado, as questões burocráticas serão resolvidas mais rapidamente.
“Eu quero muito que o Atende Empresarial seja ponto de apoio, porque nós vamos trazer tecnologia para essa cidade e essa cidade vai vir para o século XXI. Nós precisamos pensar e refletir a cidade que queremos nos próximos anos. Nós precisamos decidir o que vamos fazer e qual é a nossa prioridade. O Atende Empresarial é resultado de um trabalho coletivo, na certeza que um trabalho intersecretarial sempre faz avançar pelo e para o povo. É por isso que nós estamos aqui”, falou
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Wanderley Bressan, frisou que os dois serviços inaugurados serão de extrema importância para toda a população, que não precisará mais se desdobrar para ter atendimento.
“Não é porque o serviço é público, que ele precisa ser de qualquer jeito. Muito pelo contrário, é exatamente pelo fato de ser público, que ele precisa ser bem feito. Que governante é esse que não se coloca no lugar do trabalhador e da trabalhadora, que muitas vezes não tem manejo na internet e precisa de um atendimento físico, e o cara dá as costas para um órgão do governo federal, como se nada tivesse acontecido. A incapacidade de se colocar no lugar do outro é um erro gravíssimo na gestão pública e o prefeito Aprígio tem nos provado o contrário. Todos os secretários tem que levantar todos os dias com a missão de melhorar a vida das pessoas. O Atende Empresarial é uma concepção que o prefeito Aprígio já vislumbrava e nós estamos muito felizes aqui na SDE por poder ajudar e participar desse projeto. O empresariado não precisará mais pegar a fila do Atende. Agora tem uma sala especial com água gelada, café, para receber bem o povo taboanense e o empresariado, para resolver e encaminhar todas as suas questões com seriedade e principalmente com moralidade e ética“, disse Bressan.
Sobre o Atende Empresarial, o prefeito Aprígio (Podemos), falou sobre a importância de tornar a cidade atrativa para o empresariado e, consequentemente, gerar emprego e renda para o taboanense.
“Nós queremos trabalhar honestamente. Trazer confiança para o investidor na nossa cidade. O Atende Empresarial é para atrair mais empresas para cá. É para ter pessoas especializadas no foco empresarial para não confundir o empresário com uma pessoa que está necessitando de alguma coisa. Nós temos que separar o atendimento, porque se aquele empresário que vem de fora para investir, procura a cidade e não tem uma diretriz, ele pode não voltar mais”, pontuou.
Já em relação a reabertura da Agência Regional do Trabalho e Emprego, o chefe do executivo frisou o quanto o serviço é necessário para a população de Taboão da Serra, que antes precisava ir até outro munícipio para resolver pendências.
“Nossos trabalhadores precisavam se deslocar para longe quando precisavam dar entrada no seguro-desemprego, era uma vergonha”, finalizou.