Prefeito Aprígio anuncia a criação de mais um Conselho Tutelar em Taboão

 Prefeito Aprígio anuncia a criação de mais um Conselho Tutelar em Taboão

Imagem: Ian de Freitas/PMTS

 

Taboão da Serra deverá ganhar, muito em breve, mais um Conselho Tutelar. O anúncio foi feito pelo prefeito José Aprígio (Podemos) e o secretário de Assistência Social, Wagner Eckstein, durante a inauguração do Centro Provisório de Acolhimento (CPA) na sexta-feira passada, 25. Segundo o secretário, a ideia é que o novo equipamento, que ainda não tem data para inauguração e depende da aprovação da Câmara Municipal, atenda principalmente a região do Pirajuçara e adjacências.

“Eu falei que nós íamos colocar três tijolos na reconstrução da cidade hoje. A Residência Inclusiva, o novo prédio do CPA e, por fim, anunciar também uma necessidade que está diagnosticada na cidade há mais de 2o anos, que é o segundo Conselho Tutelar”, afirmou o secretário.

O secretário explicou ainda que com o aumento da população de Taboão da Serra, que, inclusive, é a cidade com o maior adensamento populacional do Brasil, se faz necessário mais um Conselho Tutelar para que todas as crianças e jovens sejam atendidos da melhor forma.

“Quando nós assumimos, nós falamos com o prefeito que Taboão da Serra tem 300 mil habitantes, o maior adensamento populacional do Brasil. Nós moramos todos juntos em um pequeno espaço geográfico. Quem conhece Taboão, os coordenadores do Cras, vocês que moram em Taboão, a gente sabe como é esse adensamento. E nós falamos com o prefeito da necessidade de nós termos um segundo Conselho Tutelar exatamente para podermos ter as condições de proteger ainda mais as nossas crianças e o prefeito falou: providencie o projeto que nós vamos inaugurar o segundo Conselho Tutelar”, explicou.

Para que a obra se torne realidade, Wagner Eckstein pediu o apoio dos vereadores que precisarão votar o Projeto de Lei (PL) na Câmara Municipal.

“Para poder viabilizar esse segundo Conselho Tutelar nós temos todo um trabalho, inclusive de mudança legislativa, a Câmara precisa fazer isso. A Câmara já votou o Renda Taboão, a Guarda Subsidiada, que é uma política também de defesa da criança que está em desproteção e votou também o Família Acolhedora. Agora nós estamos passando para a sua mão, prefeito, a minuta para que o senhor possa remeter a Câmara Municipal. Já peço o empenho do presidente André e dos vereadores, para que nós possamos apreciar esse projeto no mês de março e deflagrar isso ainda no primeiro semestre, para que possamos instituir esse segundo Conselho Tutelar, que vai cuidar exatamente daquela região do Pirajuçara e São Judas”, falou.

O presidente da Câmara, vereador André Egydio, se colocou à disposição para que o PL seja aprovado rapidamente.

“O prefeito está investindo em pessoas e na população. O Conselho Tutelar já se faz tarde. Há mais de 20 anos é reivindicado, até pelo número de pessoas que moram em Taboão, hoje em torno de 300 mil. Precisamos desse Conselho Tutelar. Assim que esse projeto for enviado para a Câmara, nós vamos imediatamente colocar em votação para aprovarmos esse projeto tão importante“, disse Egydio.

Ao Portal Voz Diária, o prefeito José Aprígio salientou que a inauguração de mais um Conselho Tutelar fortalece políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

“O segundo Conselho Tutelar de Taboão da Serra é mais dos projetos que constam em nosso Plano de Governo que vamos tirar do papel. Há muito tempo nossa cidade precisa da segunda unidade, e estamos empenhados em instalar esse equipamento no Pirajuçara, o que ampliará a capacidade de atendimento. Investir no Conselho Tutelar é fortalecer esse órgão que é responsável por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, prevenindo casos de negligência, discriminação, exploração, entre outras situações”, afirmou Aprígio

 

Outras postagens