Nil Félix é empossada secretária de Cultura durante inauguração da Escola de Artes
Nil Félix foi empossada secretária de Cultura e Turismo de Taboão da Serra na noite de sábado, 25, durante a inauguração da Escola Municipal de Artes, pelo prefeito José Aprígio (Podemos). Professora da rede municipal de ensino, Nil é conhecida por estar à frente de lutas sociais e ser filha do ex-vereador Paulo Félix. A nova secretária também disputou um cargo na Câmara Municipal em 2020 e, na época, recebeu expressivos 2.209 votos ficando como suplente do PTB.
Durante o seu discurso de posse , Nil salientou que dará prosseguimento ao trabalho realizado pelos dois últimos secretários de Cultura, Wanderley Bressan e Binho da Saúde, e implantará o que for necessário para ampliar as políticas públicas.
“Que honra, que emoção. Estou emocionada em ver tantas pessoas reunidas. É uma honra estar nesse evento histórico para a cultura da nossa cidade. Quero agradecer ao prefeito Aprígio pela confiança ao me convidar para assumir essa importante pasta e ser nomeada nesta noite como secretária de Cultura e Turismo na mesma data que da inauguração da Escola de Artes da nossa cidade. Cumprimento o secretário Binho e te agradeço pela sua acolhida, pela troca de ideias. Eu tenho certeza que você cumpriu sua jornada lindamente e que agora você vai contribuir em uma área que o nosso cidadão taboanense tanto precisa. Cumprimento também o nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, Wanderley Bressan, por toda contribuição que realiza na nossa cidade e por todo o diálogo estabelecido. Quero dizer que ambos deixaram o seu legado e eu me comprometo a dar continuidade ao trabalho realizado, aperfeiçoar e ampliar o que for necessário”, falou.
Nil, também se colocou à disposição de todos os alunos e pais para auxiliar no que for necessário e salientou o exemplo que o seu pai, Paulo Félix, que por 6 anos foi vereador de Taboão da Serra ,lhe dá diariamente.
“Aos pais e mães presentes, alunos e alunas que pertencem aos cursos realizados nos diversos espaços culturais, meus mais sinceros agradecimentos e cumprimentos, me coloco à disposição para o que vocês precisarem. Cumprimento meus familiares presentes que são a minha base para seguir na vida, em especial meu pai Paulo Félix, que me incentiva e me inspira, e com certeza é a minha maior referência por uma sociedade mais justa e fraterna”, disse.
A nova secretária também falou sobre a sua grande trajetória na educação e como isso será essencial para executar um trabalho democrático onde a cultura seja universalizada e acessível a toda a população.
“Quero dar boa noite a toda classe artística. Todos os técnicos, produtores, criadores e fazedores de cultura, vocês fazem a roda da cultura girar em nossa cidade. Para quem não me conhece, sou Nilza Félix, moradora de Taboão da Serra desde que nasci, sou professora concursada da rede de ensino desde 2011. Na educação, atuei como coordenadora de projeto, formação de professores e supervisão de ensino. Aprendi na prática, um dos ensinamentos do nosso patrono Paulo Freire, que diz: “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas e pessoas transformam o mundo”. É através dessa trajetória na educação pública e nos movimentos sociais, que hoje eu me coloco à disposição dos munícipes da nossa querida Taboão da Serra, Através de muita humildade, respeito e diálogo, estaremos com os mais diversos setores culturais, cuidando e pincelando os espaços públicos culturais. Me comprometo desde já a buscar e garantir recursos para o fomento do setor cultural, seja pelas leis de incentivo, como Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 ou emendas parlamentares”, frisou.
Finalizando o seu discurso, Nil se comprometeu em trabalhar por uma cultura inclusiva e livre, onde ninguém seja esquecido.
“Quero finalizar parafraseando o nosso grande ministro dos Direitos Humanos, professor Silvio de Almeida. Não esquecer os esquecidos, trabalhadores e trabalhadoras de cultura do nosso munícipio, vocês existem e são importantes para nós. Mulheres de Taboão da Serra, vocês existem e são importantes para nós. Homens e mulheres pretos e pretas taboanenses, vocês existem e são importantes para nós. Comunidade LGBTQIA+ vocês existem e são importantes pra nós. Pessoas em situação de rua, vocês existem e são importantes pra nós. Trabalhadores e trabalhadoras sem teto, vocês existem e são importantes para nós. Pessoas com deficiência, vocês existem e são importantes pra nós. Viva a cultura democrática, inclusiva e livre”, finalizou.