Centro Provisório de Acolhimento ganha novo espaço em Taboão da Serra

 Centro Provisório de Acolhimento ganha novo espaço em Taboão da Serra

Imagem: Dereck Gomes/Portal Voz Diaria

 

O Centro Provisório de Acolhimento (CPA), localizado na rua Sebastião de Souza e Silva, 91, Parque Laguna, marcou mais uma inauguração do governo Aprígio em comemoração ao aniversário de 64 anos de Taboão da Serra. O espaço é voltado para pessoas adultas e famílias que passaram por situação de despejo, que tiveram as suas residências interditadas pela Defesa Civil, que estão de passagem por Taboão da Serra e não tem pra onde ir ou pessoas em situação de rua. Assim como já afirma o nome, o atendido fica no local pelo tempo determinado até que consiga reinserção.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, o serviço que já vinha sendo desempenhado em Taboão da Serra, terá agora um espaço muito mais adequado e de qualidade para todos que precisarem.

Para reconstruir a cidade as pessoas muitas vezes acham que você precisa fazer grandes obras, mas, mais importante do que fazer obras, é cuidar de pessoas e de gente. O Centro Provisório cuida de pessoas que estão precisando de um acolhimento provisório, de um abrigo. Pode ser uma pessoa adulta, pode ser uma família que está sendo despejada por uma insuficiência de um recurso, pode ser uma situação da Defesa Civil, pode ser uma pessoa que está passando por Taboão e está passando por uma dificuldade, ela pode ficar aqui. Esse serviço é executado aqui em Taboão há uns 15 anos e nós sempre ficamos muito insatisfeitos com as condições, elas não eram adequadas e não davam a qualidade que nós queríamos. Colocamos no nosso planejamento, conversamos com o Aprígio e ele autorizou. Hoje temos um local com mais qualidade, um lugar que nos dá mais eficiência e segurança para acolher pessoas e famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Cuidar de pessoas é governar“, explicou o secretário.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário também anunciou que, muito em breve, Taboão da Serra terá mais uma unidade do Conselho Tutelar, que ficará responsável por cuidar da região do Pirajuçara e adjacências.

“Essa é uma necessidade que está diagnosticada na cidade há mais de 20 anos, que é o segundo Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar ele tem uma relação umbilical com a política de assistência, de educação, de saúde, com todas as políticas. Quando nós assumimos, nós falamos para o prefeito da necessidade de nós termos um segundo Conselho Tutelar. Exatamente para termos mais condições de protegermos as nossas crianças e o prefeito falou que era para providenciar o projeto para fazermos essa inauguração”, disse.

Com três andares, o CPA oferece aos atendidos alimentação, atendimento de psicólogos e assistentes sociais, todos itens necessários de higiene pessoal, além de um quarto confortável para terem uma boa noite de sono.

Para o presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, André Egydio (Podemos), a marca principal do governo Aprígio é a preocupação com a população e a inauguração do CPA demonstra isso.

“Cuidar de gente é a missão. Na verdade, os secretários trazem a demanda para o prefeito porque é ele que decide. E foi muito sábia a sua decisão em fazer esse trabalho bonito que vai ser daqui pra frente. Não é só o concreto que é importante, mas sim, o serviço social. Trabalhar com as pessoas é o mais importante. Nós vamos reconstruir Taboão da Serra”, falou.

Representante do município na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado Eduardo Nóbrega (Podemos) parabenizou toda a equipe da Secretaria de Assistência Social que faz o trabalho acontecer no dia a dia.

“Vocês estão tendo a oportunidade de estagiar na Prefeitura de Taboão da Serra. Eu me lembro que em uma conversa nós falávamos que aqueles que são livre-nomeados em um governo receberam uma oportunidade do prefeito para realizaram aquele serviço. Muitas pessoas falam que os livre nomeados elogiam o governo porque foram colocados, mas os efetivos não apoiam o governo. Mas na assistência social, acontece o contrário. Na assistência social ela faz aquela politica pública porque ela ama, porque acredita, porque é apaixonada”, discursou.

O prefeito Aprígio, durante o seu discurso, lembrou da sua adolescência difícil, quando chegou em São Paulo em busca de uma vida melhor e não tinha onde ficar. Segundo ele, se naquela época existisse um serviço como o CPA, as coisas teriam sido menos sofridas.

“Se a gente não pensar hoje no amanhã, nós vamos ter problema com o nosso futuro. Eu me lembro quando eu cheguei em São Paulo, como esses meninos que estão aqui, com idade de 20 anos, foi muito difícil. Imagina eu com 20 anos de idade chegando de Alagoas aqui, se tivesse esse serviço já em Taboão da Serra, eu não teria dormido uma noite na rodoviária porque não tinha lugar para ir. Eu teria de cara, com as informações que nós temos hoje, vindo pra Taboão e ficaria 1, 2, 3 dias até definir o que eu ia fazer. É o que nós estamos fazendo. Trazendo oportunidade para as pessoas”, finalizou.

Outras postagens