O estoque dos tipos sanguíneos B- e O-, de acordo com a Fundação Pró- Sangue, está em estado critico em São Paulo. Isso significa, portanto, que a quantidade de bolsas disponíveis deve durar no máximo mais um dia. Essa situação afeta o tratamento de milhares de pacientes que dependem da transfusão de sangue no estado.
De acordo ainda com a Fundação, os tipos O+ e AB- estão em situação de alerta, com bolsas suficientes para durarem dois dias. No caso dos tipos A+, AB+, B+ e A-, o estado é considerado estável e não apresenta preocupação no momento.
Para que a situação se normalize, a Pró Sangue pede que as pessoas possam fazer doação. Para isso é necessário acessar o site http://www.prosangue.sp.gov.br/home/ e agendar o melhor dia para ir ao local.
Requisitos para doação
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
Quem tomou vacina contra a covid-19 deve aguardar 7 dias para fazer a doação. No caso do imunizante da gripe, o intervalo deve ser de dois dias.