Taboão da Serra é uma das 78 cidades que em breve terão liberação do sinal 5G. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço que estava previsto para ser utilizado somente em 2025, poderá se tornar realidade já neste ano. No entanto, a agência salientou que o uso da tecnologia dependerá de cada uma das operadoras, já que elas precisarão fazer alterações na infraestrutura de internet móvel.
A liberação aconteceu para cidades com mais de 500 mil habitantes ou que estejam localizadas próximas à capital. Por esse motivo, outros munícipios da região sudoeste também foram contemplados nesta lista. Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra são algumas da cidades que também poderão receber a nova tecnologia neste ano.
A Anatel reforçou ainda que o 5G, que pode alcançar uma velocidade até 100 vezes maior do que o 4G, depende da limpeza do espaço. Isso significa que no local onde vão trafegar as faixas de frequência da internet, não pode existir interferênciade ondas de telefonia, televisão ou rádio.