quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Após vídeo de agressão à mulher, secretário de Segurança de Taboão é exonerado

 

Após a repercussão de um vídeo onde o secretário municipal de Segurança de Taboão da Serra, Rodrigo Gentil Falcão, aparece agredindo uma mulher durante abordagem realizada em 2020, quando ainda não comandava a pasta, o prefeito José Aprígio (Podemos) decidiu exonerá-lo do cargo. Em nota, a administração municipal informou “que repudia e não compactua com nenhum tipo de violência contra mulher”.

O vídeo em questão foi feito por uma câmera de segurança e não possui som. Apesar disso, nas imagens, é possível ver o momento em que o ex-secretário, que na época era delegado no município, dá um soco no rosto da mulher.

Em entrevista concedida ao portal G1, Falcão afirma que o vídeo foi tirado de contexto para prejudicá-lo.

“Ela desacatou e resistiu à prisão. Por isso foi presa. Ainda tentaram me extorquir. Só tem essa parte do vídeo. As anteriores foram cortadas”, afirmou.

O episódio ocorreu durante a fase mais crítica da pandemia, quando aglomerações e festas eram proibidas por conta da disseminação do vírus.

De acordo com registro policial, a mulher que participava de uma aglomeração, estava embriagada e teria agredido o delegado. No entanto, no dia do ocorrido, a vítima teria dito na delegacia que só o fez porque foi vítima de “preconceito, agressão verbal e ‘gordofobia’, além de abuso de autoridade”. No entanto, nada consta no documento.

Diante dos fatos, a prefeitura de Taboão decidiu exonerá-lo e também investigar por meio de processo administrativo os guardas municipais que aparecem ao lado de Falcão nas imagens e não o detiveram no momento da agressão.

Confira a nota na íntegra:

“Após análise de documentos e fatos acerca do Sr. Rodrigo Gentil Falcão, o prefeito Aprígio decidiu exonerá-lo do cargo de Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, na manhã desta quarta-feira, dia 19/10/22, 24 horas após tomar conhecimento dos fatos ocorridos em agosto de 2020.

O Governo Municipal informa, ainda que, já instaurou processo de Sindicância para elucidação dos fatos, no que concerne eventuais competências de ordem Municipal. Todos e quaisquer atos de competência Estadual deverão ser apurados pelo Governo do Estado de São Paulo, conforme preceitua os ordenamentos jurídicos.

A Prefeitura de Taboão da Serra reforça que repudia e não compactua com nenhum tipo de violência contra mulher”.

 

Outras matérias

Anúnciospot_img

Últimas notícias