Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes
O Cemur recebeu no dia 30/09, o Seminário da Pessoa Idosa realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Cidadania (SAS), Esportes e Lazer (SEMEL) e Saúde (SMS). Os objetivos do evento eram celebrar o Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 01/10, e apresentar um debate sobre as políticas públicas de saúde voltadas para a melhor idade e premiar os participantes do 1º Jogos Municipais da Melhor Idade de Taboão a Serra (JOMMITS).
A cerimônia contou com as presenças do vereador Anderson Nóbrega, dos secretários de Assistência Social, Wagner Eckstein; de Saúde, José Alberto Tarifa; e Esportes e Lazer, Olívio Nóbrega. Também prestigiaram e fizeram parte da solenidade o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Mario dos Santos e o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Edson Ferreira.
“É uma honra estar aqui com todos vocês e poder participar do Seminário da Pessoa Idosa. A importância do seminário é ter a participação de todos nós aqui não só para discutir a política pública da pessoa idosa, mas para refletir sobre aquilo que é a coisa mais importante da nossa vida: a saúde. Eu agradeço imensamente a presença e a participação de todos vocês aqui”, afirmou Edson Ferreira, presidente do CMI.
Todos os presentes entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Grupo da Melhor Idade do município realizou uma apresentação de coral cantando o Hino de Taboão da Serra. No final do evento, o Grupo de Dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa realizou um espetáculo.
“É uma alegria e responsabilidade estar aqui. Gostaria de parabenizar a todos pelo Seminário, pela organização. Compartilho com vocês programas os avanços na área de assistência social para a terceira idade: o Acesso Digital, que tem 70% do público composto por idosos que não têm internet ou dificuldade de acessar os serviços sociais. Outra ferramenta é o Renda Taboão, que atende de maneira prioritária este público. O que convenceu o prefeito a instituir o Renda Taboão foi que nós percebemos que muitos idosos entre 60 e 64 anos não têm renda, não conseguem acessar o Auxílio Brasil, e estão desempregados”, declarou Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e Cidadania.
“A população idosa cresceu no Brasil e no mundo, por isso uma nova construção na cidade precisa ter acessibilidade, precisa ter corrimão, mobilidade. Precisa pensar nos mínimos detalhes preparando a cidade para o futuro, e o futuro já está aí. É justamente adequar para a população que será uma das maiores da cidade e do país: os idosos”, completou Edson Ferreira.
Profissionais de saúde da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) orientaram o público acerca de diversos temas, como: acolhimento social; direitos de gratuidade e descontos; armazenamento correto de medicamentos; como adquirir e receber remédios de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde); alimentação saudável e prevenção de doenças comuns entre a população idosa, como diabetes e pressão alta; incidência de quedas e saúde bucal; atividade física; sexualidade e prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Após o seminário, aconteceu a premiação para os idosos que participaram do 1º JOMMITS (Jogos Municipais da Melhor Idade de Taboão da Serra). Com a intenção de incentivar a prática de atividades físicas pelos idosos, os jogos promoveram partidas de diversas modalidades, como xadrez, dama, dança, buraco, dominó, truco, vôlei adaptado. O professor e organizador da competição, Márcio Almeida, entregou as premiações para os atletas.
“Pra mim é uma honra estar a frente da pasta de esportes. Desde que essa posição me foi confiada, nós das secretarias temos trabalhado em união, o que permitiu a realização do JOMMITS para vocês. Agradeço e parabenizo a minha equipe do esporte, em especial o Márcio, que organizou os jogos”, disse Olívio Nóbrega, secretário de Esportes e Lazer.
“Nosso prefeito faz questão de que ter um Governo voltado para ações sociais. A intenção é amenizar as desigualdades sociais e dar qualidade de vida para todas as pessoas, de todas as idades. Para isso, a gente precisa ter um olhar diferenciado para cada setor da sociedade, e o prefeito Aprígio tem esse olhar, tem essa intenção, principalmente com os idosos”, falou José Alberto Tarifa, secretário da Saúde.