Após dois diagnósticos positivos de varíola dos macacos na capital paulista, mais um caso que estava em investigação no Rio Grande do Sul foi confirmado. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do estado, se trata de um “caso importado” da doença. O paciente em questão esteve recentemente em Portugal.
De acordo com o Ministério da Saúde, o homem de 51 anos, que mora em Porto Alegre, está bem, isolado e segue em monitoramento.
“O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas secretarias de Saúde do estado e do município”, diz nota divulgada pelo Ministério da Saúde.
Além disso, a pasta também frisou que, após o Instituto Adolf Lutz de São Paulo confirmar o diagnóstico da doença, todas as pessoas com as quais ele teve contato, passaram também a ser monitoradas.
“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox [varíola dos macacos, em inglês], com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, disse em nota o ministério.