O Comitê Científico do Estado de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados após o número de casos e internações da covid-19 dispararem. De acordo com os boletins epidemiológicos apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde, a ocupação de leitos específicos para o tratamento de pacientes com coronavírus aumentou em 74% na última semana.
Apesar do alto número de infecções, o órgão salientou que, por enquanto, o uso de máscaras nesses locais será apenas facultativo e não obrigatório.
“A Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde através do Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo“, disse o governo em nota.
Uma das explicações dadas pela pasta é o fato da média móvel de mortes, ao contrário dos casos, ter se mantido estável devido a alta cobertura vacinal no estado.
“Apesar do cenário favorável com relação aos três primeiros meses do ano, o Comitê tem verificado um crescimento no número de casos e hospitalizações, sem crescimento de óbitos proporcional graças à ampla cobertura vacinal do Estado de São Paulo referência e líder mundial em vacinação“, afirma o documento.
O uso obrigatório de máscaras foi banido em São Paulo no dia 17 de março, após o até então governador João Doria (PSDB) derrubar o decreto que exigia a necessidade do item de proteção para circular nas ruas e entrar em estabelecimentos.