Nesta segunda-feira, 30, o Ministério da Saúde afirmou que monitora duas pessoas que apresentaram sintomas da varíola dos macacos no país. De acordo com a pasta, um dos pacientes mora em Santa Catarina, enquanto o outro, no Ceará.
Segundo o ministério, ainda é necessário que saia o resultado dos exames coletados para confirmar se ambos estão ou não infectados com o vírus monkeypox.
Além disso, conforme o órgão, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde”.
Sintomas
As pessoas infectadas com o vírus sentem febre, dor de cabeça e dores musculares. Além disso, há formação de feridas na pele que começam no rosto e costumam se espalhar para o resto do corpo, principalmente as mãos e os pés.
Apesar de não existir vacina para a doença que é transmitida do animal para o homem ou também por fluidos corporais entre uma pessoa infectada e outra que não tem o vírus, a OMS salienta que o imunizante contra a varíola normal tem até 85% de eficácia contra a doença.