quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

ANS autoriza que planos de saúde reajustem o valor das mensalidades em até 15,5%

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou que os planos de saúde reajustem em até 15,5% o valor das mensalidades. Esse é o maior índice da história que foi aprovado pela agência. O maior, até então, tinha acontecido em 2016, quando a ANS autorizou que os preços subissem em até 13,6%.

O reajuste valerá para todos os planos que foram contratados a partir de 1999. O novo valor deverá ser cobrado quando o contrato completar mais um ano. Desta forma, eles poderão ter aumento no período de maio de 2022 até abril de 2023.

A taxa, segundo entidades, é abusiva diante do cenário econômico difícil pelo qual o país atravessa, com inúmeras consequências para diversos setores.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) criticou o aumento de 15,5%, sobretudo, em um momento onde grande parte da população está tendo perda no poder de consumo.

Isso vem em um momento de intensa dificuldade econômica, com o aumento dos preços de alimentos, serviços e do custo de vida em geral da população. Com o bolso mais vazio, as pessoas se veem em um cenário preocupante de endividamento e, sobretudo, de vulnerabilidade“, afirmou em nota a instituição.

Outras matérias

Anúnciospot_img

Últimas notícias