Um levantamento divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, revelou que, desde o início do ano, 4.486 denúncias de violações de direitos humanos ligadas a situações de violência sexual foram registrados no país contra crianças e adolescentes. A maior parte das vítimas são meninas, enquanto os agressores são pessoas que fazem parte do convívio familiar da criança ou do adolescente.
Além disso, a divulgação dos dados revela que dos 18.681 casos que chegaram ao conhecimento da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos no ano passado, a maior parte da violência aconteceu na casa da própria vítima.
Entre os principais agressores estão pai, mãe, madrasta ou padrasto. Além disso, 70% das vítimas são meninas que possuem entre 10 e 17 anos.
Apesar dos dados serem assustadores, o número de casos pode ser ainda maior, já que a subnotificação é uma realidade.
Como denunciar
Para ajudar a combater essa situação tão cruel, é essencial que denúncias sejam feitas. Para isso, é possível ligar de forma anônima no Disque 100. O telefone funciona todos os dias da semana e durante 24 horas.
Além disso, também é possível acessar o aplicativo Direitos Humanos Brasil, entrar em contato com o WhatsApp (61)-99656-5008 ou relatar por meio do Telegram ao digitar na busca “Direitoshumanosbrasilbot”.
* Com informações da Agência Brasil.