Uma nova pesquisa eleitoral da Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira pela , 11, mostra o pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o atual presidente que busca a reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), com 29%. Caso esse cenário se repita em outubro, o candidato petista tem chances de levar o pleito já no 1º turno.
Lula, que aparece em primeiro lugar com uma vantagem considerável em relação aos adversários, tem mais votos do que todos os outros candidatos, que juntos somam 44%. No entanto, se for levado em consideração que as pesquisas eleitorais podem apresentar margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos, a vitória em primeiro turno ainda não é uma certeza.
Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro que se apresenta como uma alternativa para o que chama de polarização, aparece em 3º lugar na pesquisa. O pedetista tem 7% das intenções de voto.
Em seguida, vem André Janones (Avante), com 3%, João Doria (PSDB), com 3%, Simone Tebet (MDB), com 1%, Felipe D’Ávila (Novo), com 1%, e Luciano Bivar (União), com 0%.
Em um segundo turno, Lula também aparece na frente de todos os seus adversários, incluindo o atual presidente.
Dos entrevistados, 6% garantiram que vão votar branco ou nulo, enquanto 3% afirmaram que ainda estão indecisos em relação ao voto.
Ao todo, a pesquisa ouviu 2 mil pessoas das 27 capitais brasileiras. Ela foi feita entre os dias 5 a 8 de maio.