Nível do Sistema Cantareira fecha abril com menor volume operacional dos últimos 6 anos

 Nível do Sistema Cantareira fecha abril com menor volume operacional dos últimos 6 anos

Imagem: saopauloinfoco.com.br

O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de grande parte da Grande São Paulo, teve o menor volume operacional para o mês de abril dos últimos 6 anos. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o reservatório fechou o mês de abril com 44% da sua capacidade. Esse foi considerado o nível mais baixo para o mês desde 2016, quando registrou 36,3% do seu volume.

Apesar disso, a Sabesp informou à reportagem veiculada no Jornal Estadão, que não há risco de desabastecimento. De acordo com a companhia, o sistema integrado, que é composto pelos mananciais Cantareira Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço, opera com 59,1% da capacidade. Esse foi o mesmo volume registrado em 2021. Nessa época, apesar da quantidade de chuva ter sido baixa, não existiram problemas de abastecimento nas cidades que dependem da água desses reservatórios.

Atualmente o Alto Tietê opera com 61,7% da sua capacidade, enquanto Guarapiranga , 87,6%. Já o Cotia está com 91,4%, o Rio Grande 102,9%, o Rio Claro com 50,7,7% e o São Lourenço, 93,5%.

Outras postagens