segunda-feira, fevereiro 3, 2025
spot_img

Prefeitura de Taboão da Serra emite nota sobre enchente e decreta estado de emergência

A Prefeitura de Taboão da Serra emitiu, na manhã desta segunda-feira (03), uma nota oficial com informações sobre a enchente que atingiu a cidade na noite de domingo (02). De acordo com o comunicado, a Defesa Civil mobilizou um efetivo de mais de 60 agentes para atuar no resgate de moradores ilhados e no suporte às famílias afetadas pelas fortes chuvas, que registraram um volume de 122 mm.

Segundo a nota, cerca de 600 famílias estão sendo atendidas pela administração municipal, entre desalojadas e desabrigadas, e o Governo do Estado de São Paulo enviou colchonetes e kits de limpeza para auxiliar os atingidos. A Prefeitura também informou que decretará estado de emergência para agilizar o atendimento às vítimas e que a Secretaria de Saúde disponibilizou ambulâncias e um consultório móvel para aplicação de vacinas e prevenção de doenças como leptospirose.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Taboão da Serra informa que a Defesa Civil colocou à disposição um efetivo de mais de 60 homens para trabalhar nas ruas e auxiliar na remoção de pessoas que ficaram ilhadas ou que sofrem com as consequências das fortes chuvas que caíram na cidade desde o início da tarde de domingo, 02 de fevereiro.

Segundo a Defesa Civil, choveu 122mm, o que pode ter ocasionado os alagamentos e inundações no município.

O prefeito Engenheiro Daniel, junto ao time de secretários municipais, está coordenando a força-tarefa que monitora e atua nos pontos críticos município, como a região Central, Intercap, Jardim São Matheus, Silvio Sampaio, a Avenida Aprígio Bezerra da Silva, Ruas Santa Luzia, Getúlio Vargas, João Batista de Oliveira, entre outras áreas afetadas.

Desde as primeiras horas de ontem, equipes da Prefeitura estão nas ruas, prestando assistência às famílias afetadas, desobstruindo vias e adotando medidas emergenciais para minimizar os impactos das chuvas. A Defesa Civil, a Secretaria de Obras e outras pastas seguem mobilizadas para garantir a segurança da população. O Corpo de Bombeiros auxiliou no atendimento às vítimas.

Aproximadamente 600 famílias estão sendo atendidas pela municipalidade, entre desabrigadas e desalojada. Não há registros de mortes causados pelas chuvas. 

O Governo do Estado de São Paulo disponibilizou ao município colchonetes e kits de limpeza para o atendimento às famílias. 

Na noite de ontem, 2, já foram entregues cerca 40 colchonetes, kit com água, além da distribuição dos kits de limpeza com balde, candida, sabão, pano de chão, desinfetante, detergente, entre outros itens.

Nesta segunda-feira, 03 de fevereiro, a Prefeitura publicará o Decreto de estado de emergência pelas chuvas intensas, que permitirá o atendimento das famílias com ainda mais celeridade.

A Secretaria de Assistência Social está o levantamento preciso de casas e comércios que foram atingidos e quantas pessoas estão desabrigadas.

A Secretaria de Saúde passou a noite toda na áreas afetadas e disponibilizou uma ambulância para o atendimento dos moradores. A pasta  também está com um Consultório Móvel para aplicação de vacina, distribuição de hipoclorito e orientar a população quanto aos riscos da leptospirose e outras doenças associadas à água suja. 

Vale ressaltar que os moradores que tiverem febre ou algum outro sintoma devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

A Prefeitura orienta os moradores a evitarem as áreas de risco e ficarem em local seguro e coberto. Se necessário, a população deve solicitar auxílio à Defesa Civil pelos números (11) 4701-0655 ou pelo 199.

DOAÇÕES

Desde às 7h desta segunda-feira, 3, o Ginásio de Esportes Ayrton Senna (Rua José Francisco dos Santos, 120, Jd. Helena) está aberto para o recebimento de doações, como roupas e calçados novos ou usados em bom estado, alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza e ração para animais.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Prefeitura.

Outras matérias

Anúnciospot_img

Últimas notícias