Em homenagem à luta e resistência das mulheres negras, na próxima quinta-feira, 25/07, e em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Secretaria de Cultura e Turismo (SEC) da Prefeitura de Taboão da Serra realizará um evento especial com palestras, poesias, danças e shows.
A data no Brasil faz referência à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaropé (MT), e liderou o Quilombo de Quariterê, local que abrigava mais de 100 pessoas, incluindo indígenas. Tereza criou uma espécie de parlamento e um sistema de proteção da população quilombola. A líder foi morta após ter sido capturada por soldados.
Com o objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres negras de Taboão da Serra, a SEC, em parceria com a Associação das Manas Pretas, Movimento Negro Unificado e Taboafro, realizará no Cemur, no dia 25/07, a partir das 18h, um evento com as participações especiais da cantora taboanense Jana Baps; da professora de Inglês e Filosofia da rede Estadual de São Paulo, Aline Torres, que realizará uma palestra; dos filhos da eterna poetisa Tula Pilar, Dandara e Pedro Lucas, com apresentações culturais; e da cantora Izzy Gordon.
“Será um momento de comemoração e também de espaço para as taboanenses, fortalecendo a nossa luta contra o racismo, machismo e violência contra a mulher. Fica o convite para todas e todos prestigiarem essa noite especial”, destacou e convidou o secretário de Cultura e Turismo, Joilson Pires.
Serviço:
Celebração do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em Taboão da Serra
25/07, 18h
Local: Cemur
Praça Nicola Vivilechio, 151 – Jd. Bontempo
Entrada gratuita