Taboão da Serra está cada vez mais próxima de ser a primeira cidade da região metropolitana de São Paulo a ter uma estação do Metrô. Nesta segunda-feira, 03 de junho, a Prefeitura de Taboão da Serra e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), firmaram convênio visando a conjugação de esforços para a implantação do projeto de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô até o município.
Participaram da solenidade o prefeito Aprígio, a primeira-dama e vereadora Luzia Aprígio, o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos Rafael Benini, o secretário executivo de SPI André Isper Barnabé, o deputado estadual Dr. Eduardo Nóbregae o coordenador do Metrô de SP Jelson Siqueira, da CCR Mobilidade participaram o diretor de operações Francisco Perrini e o gerente do projeto Max Fagundes, além dos vereadores Nezito, Anderson Nóbrega, Alex Bodinho, Enfermeiro Rodney, Celso Gallo e Joice Silva, secretários municipais, servidores e lideranças políticas.
O prefeito Aprígio reforçou que agora o Metrô vem para Taboão da Serra. “Há mais de 25 anos que a gente escuta que o Metrô vai vir, mas nunca houve data, prazos e até mesmo projeto executivo. Poderia até existir uma vontade, mas era uma vontade política, distante, e ficou 25 anos nessa história. Enquanto deputado estadual, descobri que não havia projeto nenhum para a extensão até Taboão da Serra. Hoje, estamos vendo a realidade de que o Metrô está vindo mesmo para Taboão e já tem local. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas por tornar realidade o que antes era apenas sonho e não medir esforços para a instalação da estação Taboão da Serra do Metrô”, afirmou.
A futura estação Taboão da Serra será implantada na antiga concessionária de veículos Sorana Sul, localizada às margens da Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga BR-116), no Parque Santos Dumont. A obra também contemplará um terminal de ônibus para embarque e desembarque de usuários e a construção de um túnel subterrâneo para a passagem de pedestres.
Com o termo de convênio assinado, a Prefeitura de Taboão da Serra permite ao Governo do Estado a ocupação de duas áreas, com metragens de 5.900 m² e 625,75 m², no terreno ao lado, na nova sede administrativa. No local serão construídos os poços secantes, um edifício para apoio técnico e operacional e parte da saída de emergência e ventilação da linha.
“É um projeto importantíssimo para a região e que visa não apenas atender à crescente demanda de deslocamento entre a capital e a região metropolitana, mas também promover o desenvolvimento regional e fortalecer a integração do transporte público na Grande São Paulo”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Já o secretário-executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos, André Barnabé, comentou sobre os prazos. “Nós temos a finalização do projeto executivo em agosto, depois haverá diálogo com as construtoras, três que já foram pré-qualificadas pela CCR e pelo Governo do Estado, para contratar a obra pelo melhor preço e no menor prazo possível”, destacou.
Francisco Perrini, diretor de operações da CCR Mobilidade, reforçou que a empresa de infraestrutura está na jornada de trazer o Metrô para Taboão da Serra através da ViaQuatro. “Serão duas novas estações – Chácara do Jockey e Taboão da Serra, com 3,4 km de extensão, e o objetivo é atender mais de 80 mil passageiros por dia no sistema da ViaQuatro. Neste primeiro momento, avançamos com o projeto executivo. A fase de obras está em tratativas com o Governo do Estado, e já solicitamos à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) as licenças prévia e de instalação. Tudo isso para avançarmos com o projeto e a obra”, afirmou.
Ainda de acordo com o SPI, a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra terá investimentos previstos de mais de R$ 3 bilhões. A estimativa é de que as obras comecem em dezembro deste ano e as operações iniciem em 2028.