De acordo com o último Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na manhã desta quinta-feira (28), os casos de covid-19 voltaram a crescer no estado de São Paulo. Segundo as informações colhidas, as pessoas mais atingidas, que estão dando entrada nos hospitais e ficando internadas, são as idosas. Além disso, conforme apontou o coordenador do boletim, Marcelo Gomes, uma das melhores formas de melhorar esse cenário, é ficando em dia com as doses da vacina.
“Em São Paulo, é um ritmo lento de crescimento, restrito, assim como no Rio de Janeiro, à população de idade mais avançada. Mas é um sinal de que está presente. Ou seja, o vírus está circulando com maior intensidade, levando a aumento das internações, principalmente nos grupos mais vulneráveis”, afirmou o coordenador à Agência Brasil.
Gomes apontou ainda que essa situação de crescimento, ainda que lenta, foi avaliada somente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nos outros estados, por enquanto, não houve indícios do aumento da circulação do vírus Sars-Cov-2.
De acordo com o boletim, que analisou o cenários dos hospitais de 17 a 23 de setembro, 44,2% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registrados no Brasil, foram em decorrência do coronavírus.