O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho para 9 estados brasileiros em decorrência do intenso calor. De acordo com o instituto, São Paulo será um dos estados mais afetados com as altas temperaturas na sexta-feira (22), assim como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Segundo o INMET, algumas cidades do estado paulista podem registrar temperaturas superiores aos 40°C. Já no caso da capital paulista e cidades vizinhas, como Taboão da Serra, o esperado é 37°C.
Com o alerta vermelha, que significa “situação meteorológica de grande perigo”, o Instituto Nacional de Meteorologia avalia que podem ocorrer “fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional” e, portanto, alguns cuidados devem ser redobrados com a saúde. Entre eles, hidratação constante, o uso de protetor solar, evitar exposição constante no sol, assim como não praticar exercício em locais onde exista uma grande quantidade de veículos.
É importante frisar que a classificação do INMET é baseada na análise da média histórica da temperatura para aquele período do ano. Sendo assim, neste mês de setembro de 2023, houve um aumento de pelo menos 5°C em comparação com os anos anteriores.