Atletas taboanenses brilharam e fizeram história no 33º Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Kung Fu ocorrido no último dia 7 de setembro, em Bombinhas, Santa Catarina. Os lutadores da Associação Tigers Of Choy Lee Fut e academia Shuo Jin Kung Fu, sob o comando do mestre e sifu Marco Aparecido Martim Junior, levaram para casa medalhas de ouro, prata e bronze.
O evento, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de setembro, contou com a participação de mais de 800 atletas pertencentes a 20 federações estaduais. Os lutadores competiram nas modalidades sanda, shuaijiao e wushu tradicional.
O mestre Marco Aparecido, que conversou com a reportagem do Voz Diária, contou sobre a trajetória dos alunos e como foi chegar até o Campeonato Brasileiro.
“Desde que terminou a pandemia, a nossa escola vem se reestruturando. Nesse ano, que estamos com um espaço bem legal, resolvemos voltar às competições. Inscrevemos 9 alunos no campeonato da Federação Paulista de Kung Fu. Desses 9, tivemos um 60% de aproveitamento. Na minha opinião, eles foram muito bem. Cinco deles conseguiram medalhas e foram convocados para o Campeonato Brasileiro. A gente decidiu que iríamos investir e iríamos no campeonato, mesmo sendo longe. Fomos com recurso próprio e de carro mesmo. Juntou três carros, os pais acompanharam e, no fim, o campeonato foi uma viagem de família da escola. Os alunos, os pais, os auxiliares, instrutores., todos foram. Foi muito bom, aproximou demais a equipe. Competimos e todo mundo estava junto. Tivemos um resultado melhor do que no paulista. Nossos atletas tiveram uma excelente evolução”, afirmou.
O sifu também expressou o seu orgulho em ver os alunos conquistando medalhas e salientou que muito provavelmente alguns desses atletas estarão representando Taboão da Serra e o Brasil em campeonatos mundiais.
“Acredito bastante que nossos alunos medalhistas vão receber convocação para a seleção brasileira e no ano que vem estarão representando Taboão da Serra e o nosso país no Campeonato Sul-Americano na Argentina. Eu estou muito orgulhoso e feliz com a classificação deles. Eu acredito que dá para evoluir muito mais e vou me dedicar ainda mais pra isso. Espero que em breve a gente tenha atleta de Taboão da Serra indo para o Mundial da China representar o país em 2025. Eu sou vice-campeão duas vezes e torço muito para que os nossos alunos cheguem lá e conquistem o pódio”, complementou.
Confira os medalhistas:
Marco Aparecido Martim Junior: Ouro e Prata
Felipe Castiolhioni de Andradre: Prata
Dominique Del Carmen Guerra Soto: Bronze
Felipe Leal da Silva: 4º lugar
7º Campeonato Brasileiro Universitário de de Kung Fu – Wushu:
Ana Flávia Xavier da Silva – Prata