A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a a bandeira tarifária na conta de energia em agosto continuará verde. Isso significa, portanto, que os consumidores não terão que pagar cobranças adicionais na conta de luz. Em nota, a Aneel informou que o sistema adotado permanecerá o mesmo devido a melhora dos níveis dos reservatórios. A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022.
“O anúncio da bandeira verde pela ANEEL confirma as projeções feitas, ainda em 2022, de que o ano de 2023 não teria aumento da tarifa em função do acionamento das bandeiras. É importante para a redução de custos das empresas e para trazer mais conforto para o orçamento doméstico das famílias”, afirmou o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa.
Segundo a agência, é possível manter a bandeira tarifária verde porque o custo para a geração de energia está mais baixo por não ter sido necessário a utilização das usinas termelétricas.
As bandeiras tarifárias que mais pesam no bolso do consumidor são as de cor amarela e vermelha. Ambas são utilizadas quando há escassez hídrica, como ocorreu em setembro de 2021 a 15 de abril de 2022. Na época, o pagava-se R$ 14,20 extras a cada 100 kWh consumidos.