Prefeito Aprígio e secretário Bressan anunciam o maior programa de profissionalização de Taboão

 Prefeito Aprígio e secretário Bressan anunciam o maior programa de profissionalização de Taboão

Imagem: Dereck Gomes

 

Em uma noite festiva e com anúncios importantes para a população taboanense, o prefeito Aprígio (Podemos) e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wanderley Bressan, anunciaram o maior programa de profissionalização da história de Taboão da Serra. De acordo com Bressan, a Fábrica de Talentos, programa veiculado a sua pasta que engloba a Escola de Moda, Beleza e Estética; Escola de Gastronomia; Escola de Construção Civil e Escola Pet, passará por uma transformação. A nova face do projeto, o Taboão Transforma, aumentará o número de cursos e também os períodos e dias disponíveis para os moradores da cidade se profissionalizarem gratuitamente.

“Hoje é um dia de festa porque estamos ousando com o lançamento desse programa. Depois da pandemia, o número de pessoas desempregadas estourou. E eu fico pensando e tenho refletido com o prefeito, se o desemprego acontece só de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. A população só vive o desemprego nesses dias? Sábado e domingo, é possível se sentir livre do desemprego? Eu penso que não. Um governo comprometido com as pessoas, que tem como lema vencer pelo trabalho, trabalha para ajudar as pessoas que vivem o desemprego 24h por dia”, afirmou Bressan.

 

Secretário Wanderley Bressan explica como funcionará o Taboão Transforma (Imagem: Dereck Gomes)

De acordo com o secretário, foi pensando nesse cenário da alta do desemprego, que o Taboão Transforma nasceu e será colocado em prática no mês de julho.

“A partir de julho, o Programa Fábrica de Talentos, vai funcionar como nunca funcionou ao longo da história da nossa cidade. Nunca na história foi ofertada uma capacidade de atendimento na profissionalização como será ofertada agora. O projeto vai funcionar de segunda a quinta-feira nos três períodos em todas as escolas. Aos sábados também todas as escolas do Projeto Fábrica de Talentos abrirão as suas portas na parte da manhã, tarde e noite. Tudo isso será para garantir que todas as pessoas, independente da condição, tenham acesso a educação profissionalizante. Com isso, nós vamos enfrentar o desemprego, iremos criar empreendedores e vamos cuidar das pessoas. Educação, seja ela qual for, é um direito fundamental. Durante muito tempo usaram a profissionalização para quem só queria emprego e não é. A profissionalização é para quem quer aprender. Fazer educação profissionalizante é transformar a vida das pessoas”, completou.

Segundo o secretário, todas as escolas ganharão novos cursos. Na Escola de Gastronomia, os alunos terão à disposição curso de auxiliar administrativo para atuar no setor hoteleiro, espanhol, inglês, logística e um curso específico para trabalhar com chocolate. No caso da Escola Pet, serão retomados os módulos de banho e também de tosa. Já na Escola de Moda, Beleza e Estética, os alunos poderão de profissionalizar no ramo de maquiagem e também de tranças.

Uma das maiores novidades acontecerá na Escola de Construção Civil. Será lançado o curso de tapeçaria para estofado. Nas palavras de Bressan, o curso é considerado inovador, já que os sofás velhos, que poderão ser doados pela população ou levados até o local pelo Cata Bagulho, serão transformados em novos e entregues totalmente reformulados para pessoas carentes.

O prefeito Aprígio ressaltou em seu discurso a necessidade de trazer inovação para a profissionalização em Taboão da Serra, uma vez que a tecnologia avança cada vez mais.

“Todos nós sabemos que no mundo e no Brasil, não está faltando emprego, está faltando mão de obra qualificada. Nós precisamos qualificar as pessoas e é isso que estamos fazendo em Taboão da Serra. As coisas mudaram muito. As profissões que aprendemos há 50 anos, não existem mais. Hoje o trabalho é conduzido de outro jeito. Todos os dias, novas profissões surgem e as que já existem, passam por transformações. O avanço da tecnologia obriga que a gente se qualifique. Hoje fazemos um curso e amanhã já precisa fazer outro. Nós precisamos garantir que todas as pessoas tenham acesso a isso. As que estão desempregadas e também aquelas que trabalham durante a semana e só podem se profissionalizar aos finais de semana”, finalizou.

 

Prefeito Aprígio enfatiza a importância de oferecer profissionalização em meio ao avanço da tecnologia (Imagem: Dereck Gomes)

 

Outras postagens