Nova sede da Prefeitura de Taboão da Serra é um acerto visionário de Aprígio
Amigas e amigos, a Prefeitura de Taboão da Serra está de malas prontas para se mudar de casa, e tal fato virou, obviamente, umas das notícias mais comentadas das últimas semanas. Pois é, o prefeito Aprígio enfim oficializou a compra do terreno da antiga Niasi na última sexta-feira, 23, e convidou a imprensa da cidade para visitar as instalações da nova sede. Nós, do Voz Diária, estivemos presentes. Os detalhes vocês podem ler na matéria da nossa jornalista Natália Bassi.
Em minha particular opinião, ponto a favor do prefeito Aprígio! Aposto as minhas fichas, até mesmo, em um contexto visionário da coisa. Entre gregos e troianos, para a felicidade de uns e críticas de outros, uma nova sede da Prefeitura representa não somente uma mudança necessária em termos financeiros – haja visto que trará uma economia de cerca de R$ 400 mil mensais em alugueis de espaços que são destinados, hoje, para o funcionamento das secretarias municipais –, como também dignidade para os funcionários públicos, que sofrem com condições precárias de trabalho. Isso sem falar, é claro, na coragem do mandatário em tomar tal iniciativa.
É importante lembrar que a campanha eleitoral do ano que vem já começou, e a oposição política ao atual governo se apressou em condenar a nova sede da Prefeitura. Dizem ser esse um gasto desnecessário, e que existem outras prioridades mais importantes. De fato, para uma cidade como Taboão da Serra, com um crescimento tão acelerado e dinâmico, as necessidades são gigantescas e precisam ser sanadas da melhor maneira possível, seja na Saúde, na Educação e por aí vai.
Mas, vem cá… Existe uma peculiaridade nisso tudo, e acho importante mencionar. É que ‘se tudo parou no tempo na Prefeitura’, o gabinete destinado ao prefeito, reformado em outra gestão, representa o oposto a isso. Moderno, bem iluminado, ele em nada se assemelha ao que pode ser visto em outros prédios de secretarias, como a de Saúde, por exemplo. Esse, aliás, foi um dos motes de campanha de Aprígio, que logo em seu início de governo mostrou à população, por meio de suas redes sociais, a condição de desgaste que se encontrava o paço municipal. Sem dúvidas, um péssimo cartão de visitas, para dizer o mínimo.
Taboão da Serra mudou, e mudou muito. Não é mais a Taboão de 50, 60 anos atrás. Aquele paço municipal talvez funcionasse muito bem para as expectativas daquele período, mas a história agora é outra. Investimentos a curto prazo são bem vindos? Claro que são, e servem muito bem a determinadas necessidades. Mas e os investimentos a médio e longo prazo?
Você, que está lendo, quer passar a vida pagando aluguel ou conquistar sua tão sonhada casa própria? Por vezes não é necessário cortar dívidas, conter gastos, para conseguir investir em coisas que darão maior retorno a médio e longo prazo? Uma prefeitura funciona mais ou menos da mesma forma, respeitadas as suas devidas proporções. Sem administração e responsabilidade com a coisa pública, quem sofre os efeitos colaterais diretamente é a população.
“Graças a Deus eu ajudei a construir 10 mil apartamentos que abrigam mais de 30 mil famílias em Taboão da Serra. Então, nada mais justo do que dar a casa própria para 300 mil pessoas da cidade. A prefeitura é uma casa de atendimento para o povo”, disse o prefeito Aprígio durante a coletiva de imprensa concedida na segunda-feira, 26. “A prefeitura é uma casa de atendimento para o povo”, essa é uma frase muito marcante e que reforça o que eu disse no parágrafo anterior. Amigas e amigos, quem fala é o prefeito e empresário Aprígio, à frente da maior cooperativa habitacional da América Latina. Será mesmo que só ele está errado e todos os outros da oposição estão corretos?
É claro que investir em Saúde, em Educação, é importante. Creio que ninguém se opõe a isso. Investir em pessoas, aliás, é investir no futuro de uma cidade. Mas que isso seja feito de forma responsável, afinal, pagamos impostos e queremos, no mínimo, que o nosso dinheiro seja utilizado de forma sábia.
Não é somente um espaço físico sem por quê. Economizar em aluguel ajuda a levar remédio para o posto de saúde, livro para uma sala de aula. Investimento em uma nova prefeitura representa economia para o bolso da população que poderá resolver tudo o que precisa em um lugar só, sem precisar cruzar a cidade. Enfim, são muitos os benefícios.
Uma coisa que concordo com o prefeito Aprígio, é que “quem brilha, leva pedrada”. Leva mesmo! Mas o importante, nisso tudo, é manter a luz acesa. Taboão da Serra é daqueles e daquelas que ousam olhar para frente, tomando decisões corajosas, visionárias, a fim de cuidar para que tal luz permaneça sempre acesa.
É isto.