Taboão da Serra dá mais um passo na sustentabilidade e passa a coletar óleo de cozinha usado

 Taboão da Serra dá mais um passo na sustentabilidade e passa a coletar óleo de cozinha usado

Imagem: Dereck Gomes/ Portal Voz Diária

 

A Prefeitura de Taboão da Serra, que vem desenvolvendo diversas ações que visam proteger o meio-ambiente, deu mais um passo importante para que o munícipio se torne mais sustentável. A partir de agora a cidade conta com três pontos de coleta de óleo de cozinha usado. A ação, que faz parte do pacote de medidas do Junho Verde, será realizada em parceria com a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Taboão da Serra (Cooperzagati). Todo o material recolhido será destinado para a produção de biocombustível.

O prefeito José Aprígio (Podemos) enfatizou o o grau de poluição gerado quando o óleo de cozinha é mal descartado e os danos ambientais severos que essa prática quase que recorrente por parte da população pode trazer, como a contaminação do solo e o entupimento de redes de esgoto.

“Muitas pessoas usam o óleo de cozinha todos os dias e jogam ele na pia, mas não tem a consciência do mal que isso está fazendo para o meio-ambiente. É importante pedir para as pessoas que vocês conhecem que elas joguem o óleo, agora, no ponto certo. Essa informação precisa chegar também aos donos de restaurantes e condomínios, que são os pontos de maior arrecadação. O meio-ambiente está pedindo socorro e só nós vamos ajudar a salvá-lo“, afirmou.

Prefeito Aprígio faz o primeiro descarte de óleo. (Imagem: Dereck Gomes)

 

O óleo, que deve ser descartado em garrafas pets, poderá ser levado inicialmente em três pontos de coleta. Além da sede da Cooperzagati, o material também pode ser destinado ao Ecoponto e a Escola Livre de Educação Ambiental, que será oficialmente inaugurada no dia 30 de junho. A coleta pode ser feita por moradores de Taboão da Serra e também de munícipios vizinhos, já que a maior parte das cidades da região não possuem esse tipo de serviço.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias, explicou que a ideia é aumentar o número de pontos de coleta na cidade e que todo o trabalho desenvolvido na área ambiental é fruto da união das secretarias que compõem o governo.

“Eu sempre falo sobre isso, mas é importante frisar que política ambiental só é viável por conta das parcerias dentro do governo. Apesar das iniciativas acontecerem durante todo o ano, é no Junho Verde que refletimos sobre o que fizemos e o quanto podemos avançar”, falou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wanderley Bressan, salientou ao prefeito Aprígio que será feito um mapeamento de todos os estabelecimentos do setor gastronômico para que a informação chegue a esses comerciantes e eles também possam colaborar com a sustentabilidade em Taboão da Serra.

“Nós estamos em constante diálogo para pensar ferramentas em que a cidade desenvolva economicamente, mas sem soltar as mãos do compromisso com o meio-ambiente. A partir de agora, prefeito, com a sua orientação e compromisso travado, nós vamos mapear toda a rede gastronômica da nossa cidade. Vamos dialogar sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado e cada restaurante que assumir esse compromisso conosco, vai receber o selo verde de compromisso com a reciclagem”, finalizou.

 

Como fazer a coleta?

Para fazer a coleta do óleo de cozinha usado é preciso seguir alguns passos. Primeiramente, é importante deixar que o óleo esfrie para só depois descartá-lo em uma garrafa pet. Como o material será destinado para a produção de biocombustível, não é necessário realizar a filtragem. No entanto, caso ele fosse utilizado para outra finalidade, como é o caso da fabricação de sabão, essa etapa seria de suma importância.

Vale ressaltar que a panela onde o óleo ficou parado até que esfriasse, não pode ser levada diretamente para a pia. É aconselhável que, após o descarte do óleo na garrafa pet, ela seja superficialmente limpa com um papel para que os resquícios do material não sejam jogados no ralo e contaminem a água.

Passo a passo dos processos para descarte correto do óleo. (Imagem: Dereck Gomes)

 

Veja os endereços para coleta de óleo:

Cooperzagati – Rua Porfírio Herdeiro, 440 – Jd. das Oliveiras.

Escola Livre de Educação Ambiental e Viveiro Municipal – Rua Casablanca, 185 – Pq. Monte Alegre.

Ecoponto – Rua José Milani, 275 – Jardim Irapuã.

Outras postagens