Campanha de vacinação da gripe é prorrogada até 30 de junho em todo o estado de SP

 Campanha de vacinação da gripe é prorrogada até 30 de junho em todo o estado de SP

Imagem: Myke Sena/MS

 

O Governo do Estado de São Paulo, após a cobertura vacinal contra a gripe ficar muito abaixo do esperado, decidiu prorrogar a campanha de imunização em todo o território paulista. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o índice vacinal que deveria ficar em 90%, chegou em 32,9%, Até o momento, apenas 6,1 milhões de doses foram aplicadas. O número é considerado preocupante, já que não atingiu nem metade do tido como ideal.

Vale ressaltar que a gripe, quando em casos muito graves, pode levar a óbito. Só no estado, conforme apurou a Secretaria de Saúde, 83 pessoas morreram depois de apresentarem sintomas mais severos causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. Os grupo de maior risco são idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e crianças menores de 6 anos de idade.

A vacina que está sendo aplicada em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos munícipios paulistas foi produzida pelo Instituto Butantan e protege contra Influenza A, além dos subtipos H1N1 e H3N2, e Influenza B (linhagem B/Victoria).

Para se vacinar basta ir até o posto de referência, apresentar documento original com foto, comprovante de endereço, cartão SUS e carteirinha de vacinação atualizada.

Vale lembrar que a vacina da gripe pode ser tomada na mesma ocasião que a vacina bivalente contra a covid-19.

Outras postagens