Prazo para entrega do Imposto de Renda 2023 termina nesta quarta-feira, 31
O contribuinte que ainda não realizou a declaração do Imposto de Renda (IR), deve se atentar as ultimas horas de prazo para não ficar em dívida com a Receita Federal. O limite máximo vai até às 23h59 de quarta-feira, 31. Quem não entregar a declaração dentro do prazo, pode pagar multa e, em casos mais graves, ficar até com o nome sujo e ter o CPF bloqueado.
Vale ressaltar que quem recebeu mais de de R$ 28.559,70 em 2022 ou obteve ganhos acima de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte ao longo do ano devem, obrigatoriamente, fazer a declaração. O mesmo vale para pessoas que venderam bens e tiveram ganho de capital.
De acordo com o governo federal, é esperado que o número de declarações entregues neste ano seja superior ao do ano passado. Ao todo, a receita calcula que o número fique entre 38,5 milhões e 39,5 milhões.
É importante lembrar que além do pagamento de multa e problemas com CPF, o contribuinte que não prestar contas pode ser convocado para prestar esclarecimentos à Receita Federal. Dependendo da situação, ele por ser autuado por crime de sonegação fiscal e pegar até dois anos de cadeia.