Turistas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão precisarão obrigatoriamente de visto para entrar no Brasil a partir de outubro. A decisão foi publicada na manhã desta quarta-feira (03) no Diário Oficial da União. Com isso, a regra estabelecida pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que não exigia a necessidade de visto para moradores desses países, foi totalmente revogada.
Um dos pontos levantados pela gestão Lula é que não houve um aumento expressivo de turistas desde que a exigência de visto para esses quatro países deixou de existir. Além disso, o governo levou em consideração também o “princípio da reciprocidade”, já que essas nações continuaram obrigando a apresentação do documento para que brasileiros pudessem visitar o seu território.
“Em linhas gerais, 2019 teve um aumento de 12% entre os americanos e uma queda de 4,4% entre os japoneses (dois principais mercados emissores entre os quatro). E números de 2022 ficaram ainda abaixo dos números de 2018, quando o visto era exigido. No caso do Japão, fluxo de 2022 é cerca de 1/4 do fluxo de 2018”, afirmou o departamento de comunicação da Presidência a reportagem do Jornal Gazeta do Povo.
Após a medida, o Ministério das Relações Exteriores determinou que as embaixadas brasileiras, que estão nestes países, comuniquem a decisão às autoridades responsáveis.