Alunos da rede estadual visitam Câmara Municipal e acompanham sessão

 Alunos da rede estadual visitam Câmara Municipal e acompanham sessão

Imagem: Leandro Barreira/CMTS

 

A Câmara Municipal de Taboão da Serra recebeu na terça-feira, dia 25, alunos da Escola Estadual Professor Francisco Vicente Lopes Gonçalves, do Parque Albina, durante a 11ª sessão ordinária do ano.Os alunos do 1º ano de ensino médio foram recebidos por servidores da Escola do Legislativo, que explicaram qual a função da Câmara Municipal, sobre as sessões, além do processo legislativo na formulação de leis no município.

A diretora da escola, Alessandra Bellun Bento, destacou a importância de os alunos conhecerem de perto os assuntos que são aprendidos nas salas de aula. “Nas aulas de sociologia é desenvolvida a questão da política e eles [alunos] vieram conhecer na prática como funciona o parlamento do município”.

A professora de sociologia, Stephanie Gaspar, explicou que essa é a segunda vez que a iniciativa é colocada em prática pela escola. “Nós da área de humanas da escola já trouxemos os alunos no ano passado. A gente trabalha, por exemplo, sobre Projeto de Lei, como fazer. É uma das habilidades do currículo. Mas nada melhor do que eles virem aqui, pessoalmente, acompanharem como funcionam as comissões”, diz.

Mas a visita até a Câmara Municipal é apenas parte do debate oferecido durante as aulas. “Depois da visita acontece uma simulação em sala de aula. Cada aluno apresenta seu projeto de lei, defende sua proposta e no final eles mesmos votam para ver qual projeto é aprovado”, afirma Stephanie.

Heloísa Mendes Vieira, de 15 anos, fez sua primeira visita ao Poder Legislativo de Taboão da Serra e aprovou a experiência. “Achei muito legal, conhecimento nunca é pouco. Hoje em dia, a juventude não se interessa por política, mas às vezes, a gente influenciando um pouco, vira gatilho para os outros se interessarem”, afirma.

Os vereadores também aprovaram a visita dos alunos durante a sessão. O presidente da Casa, Dr. André da Sorriso, disse que essa iniciativa deve ser seguida por outras escolas de Taboão da Serra. “É um contato muito bom com esses jovens. Daqui há alguns anos, eles que estarão aqui, votando leis, discutindo os problemas da nossa cidade, sugerindo mudanças. Gostaria de receber toda semana essa garotada aqui no plenário”, diz.

Outras postagens