Devido aos últimos ataques ocorridos em escolas de todo o país, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos ( Republicanos), anunciou duas novas medidas que serão colocadas em prática no munícipio para aumentar a segurança dos alunos e funcionários das instituições. Segundo o chefe do executivo, a primeira delas é a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nas portas de todas as escolas estaduais e municipais. Além disso, Ney também afirmou que um botão do pânico foi criado para que os funcionários das escolas acionem em caso de emergência.
As novas diretrizes que serão adotadas na cidade foram reveladas nas redes sociais do prefeito após uma reunião com representantes da GCM, Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, que aconteceu em seu gabinete. No encontro, também estiveram presentes secretários municipais e diretores de escolas.
“Estamos nos dedicando para continuar dando a segurança tanto nas escolas municipais como nas escolas estaduais, mesmo não sendo nossa obrigação direta. Essa força tarefa visa garantir a segurança dos nossos alunos e professores, proporcionando um ambiente de aprendizado tranquilo e protegido”, disse Ney Santos.
Segundo Ney, na reunião, também foi debatida a criação do projeto “Muralha Digital”, que consiste no uso de câmeras de monitoramento nas escolas para prevenir ameaças e tornar o ambiente mais seguro para toda a comunidade escolar.
“A colaboração entre as secretarias e autoridades de segurança é fundamental para o sucesso desses projetos”, finalizou.