Taboão da Serra acerta ao promover ações inclusivas à população LGBTQIA+

 Taboão da Serra acerta ao promover ações inclusivas à população LGBTQIA+

Foto: Katie Rainbow/Pexels

 

Amigas e amigos, precisamos falar sobre um assunto muito pertinente. E, olhem só, não vou economizar elogios às ações que a cidade de Taboão da Serra vêm tomando em prol da população LGBTQIA+, até porque essa é uma pauta que defendo imensamente e, até onde sei, passos importantes estão sendo dados na direção correta.

Digo que defendo a causa LGBTQIA+ imensamente pois acredito que uma sociedade longe de preconceitos, mais inclusiva e que promova políticas públicas efetivas, é uma sociedade que caminha a passos largos em direção ao respeito, à dignidade e ao direito à vida. Todos devem ter direito à vida, destaco aqui. Sem distinção de cor, religião, orientação sexual, ou o que for. Em um mundo adoecido por tantas coisas ruins, tomado por tanto ódio, só o amor é a resposta que alivia e ajuda a curar.

Inquestionavelmente a Prefeitura de Taboão da Serra, que tem à frente o prefeito José Aprígio (Podemos), vem acertando. Sabemos que ainda muito precisa ser feito, obviamente, mas é preciso começar por algum lugar até para que outras ações possam naturalmente surgir.

O decreto assinado por Aprígio em dezembro de 2022, e que começará a vigorar no final de março, autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans que trabalham em órgãos da Administração Pública Municipal. Em linhas gerais, nome social é aquele que a pessoa gosta de ser identificada e apresentada frente à sociedade. O decreto tem efeito direto em formulários, prontuários, requerimentos, endereços eletrônicos, identificações funcionais, inscrições em eventos promovidos pela administração pública, dentre outros.

 

O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, assinou decreto garantindo o direito ao nome social por travestis, mulheres transexuais e homens trans em órgãos municipais. (Foto: Alesp)

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Taboão da Serra acena para a causa LGBTQIA+. O Núcleo de Cuidados para Pessoas Trans e Travestis (@nucleotranstbs), inaugurado em abril de 2022 pelo prefeito Aprígio, também garantiu mais uma ferramenta inclusiva.

No local, há uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, psiquiatra, assistente social, fonoaudiólogo e endocrinologista. O espaço promove acolhimento, atendimentos especializados, avaliações quanto às questões de vulnerabilidade social e troca de informações diversas. O funcionamento ocorre no 1º e 3º sábado de cada mês, das 7h às 12h.

Vejam só como políticas públicas concretas podem ser adotadas país afora, bastando que pessoas realmente interessadas, e que compreendam a dimensão do assunto, estejam dispostas a levarem adiante boas ideias. Ações desse tipo contribuem para que casos trágicos envolvendo Dandaras, Priscilas Divas, Kauanas, Ranys Fadas e tantas outras covardemente assassinadas, não voltem a ocorrer país afora.

O que comprova isso que eu estou dizendo é o fato do Brasil ter registrado, dentre tantos fatos absurdos, 131 casos de pessoas trans assassinadas somente em 2022, o que representa uma média de 11 por mês. É o que diz o relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). A vítima mais jovem dessa lista tinha apenas 15 anos; era a Ester, encontrada decapitada e com um dedo decepado em Natal, no Rio Grande do Norte.

Compreendem a dimensão do assunto?

Conscientização é uma das chaves para conseguir reverter esse quadro lamentável. As trans existem, resistem e possuem pleno direito à vida. Que Taboão da Serra não pare por aí e possa ampliar o alcance de políticas públicas para que, dessa forma, continue a responder sabiamente ao ódio e ao preconceito, com amor, respeito e inclusão.

É isto.

 

Outras postagens