Fotógrafo taboanense abre acervo de imagens no aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo
O fotógrafo taboanense Dereck Gomes, 32 anos, reuniu algumas imagens de seu acervo para comemorar o aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo. As fotos, captadas em diferentes regiões, registram momentos do cotidiano da cidade. Entre as fotos já publicadas, também estão algumas inéditas, nunca antes reveladas. “É sobre São Paulo e sobre as pessoas que fazem essa cidade acontecer”.
Gomes reuniu, especialmente para o Portal Voz Diária, algumas fotografias tiradas em diferentes períodos, que abrangem os anos de 2010 a 2020. Para ele, foi como revisitar memórias. “Sem dúvida alguma, foi como revisitar memórias, sensações, instantes vividos aqui. A ligação que eu tenho com essa cidade é intrínseca, visceral. São Paulo, para mim, é ‘underground’, é cosmopolita, é diversa. É tudo em uma só” conta.
“Aprendi a fotografar ‘na raça’, e a diversidade de São Paulo me permitiu um aprendizado fantástico ao longo do tempo. Cada esquina dessa cidade tem uma história para contar. Em cada rua, um cotidiano diferente se apresenta, com seus altos e baixos. É nessa profundidade que a minha fotografia buscou mergulhar”, continua o fotógrafo.
“Tem vida na manifestação de rua, nos prédios construídos a partir de mãos de retirantes, até na chupeta colocada por alguém na coleira de um cachorro. Tem vida no engarrafamento diário, no ônibus lotado. Por onde você olha, está São Paulo ganhando vida a partir das pessoas que vivem nela”, reflete.
Para o fotógrafo, são muitos sentimentos envolvidos quando se fotografa São Paulo, especialmente as pessoas que fazem parte da cidade. “Ao longo desse tempo fotografei várias situações, de manifestações às efervescências culturais. De pessoas em situação de rua ao dia a dia nos bairros mais nobres da cidade. O fotojornalismo tem muito disso; é sobre se envolver, sobre estar ali, sobre ter sensibilidade e empatia. É sobre ser, de fato, humano”, disse.
Confira as imagens: