Lula e Alckmin serão diplomados pelo TSE na tarde desta segunda, 12

 Lula e Alckmin serão diplomados pelo TSE na tarde desta segunda, 12

Imagem: Carla Carniel/REUTERS

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados na tarde desta segunda-feira, 12, em cerimônia realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o portal Agência Brasil, cerca de 300 pessoas deverão comparecer no ato que coloca um fim no processo eleitoral e dá aval para que ambos assumam os respectivos cargos a partir de 1 de janeiro de 2023.

Lula e Alckmin receberão das mãos do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, um diploma assinado por ele que atesta a eleição da chapa pela maioria do voto popular. De acordo com o Código Eleitoral, no documento deve constar o nome do candidato, o partido pelo qual ele foi eleito e o cargo que deverá ocupar.

Apesar da eleições terem terminado no inicio de novembro, a diplomação só pode ser feita após aprovação das contas de campanha, a finalização de todas as etapas de auditoria eleitoral, além da análise inicial de recursos contra o resultado do pleito.

É esperado que após o término da diplomação, o futuro presidente Lula anuncie mais nomes que irão compor os seus ministérios.

Outras postagens