O Governo do Estado de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de multivacinação até o dia 30 de novembro para crianças e adolescentes com menos de 15 anos. De acordo com estatísticas, somente 34% do público alvo esperado pela Secretaria Estadual de Saúde foi vacinado. A porcentagem é bem menor do que o indicado.
“É imprescindível que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos para tomarem os imunizantes e, deste modo, garantirem a saúde e segurança de suas famílias e da sociedade. As baixas procuras estão ameaçando o retorno de doenças já erradicadas, é preciso aproveitar a oportunidade para prevenir e salvar”, disse Tatiana Lang, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.
Quem for aos postos encontrará as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b – também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.
Para tomar o imunizante basta levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), carteira de vacinação e um documento original com foto.