De acordo com presidente do TSE, essa foi a eleição com menor abstenção da história do Brasil

 De acordo com presidente do TSE, essa foi a eleição com menor abstenção da história do Brasil

Imagem: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que pela primeira vez na história do Brasil 75,86% dos eleitores compareceram às urnas para votar. O número é o maior desde a redemocratização da história do país.

De acordo com Moraes, apesar do 1º turno já ter tido pouca abstenção, no 2º turno foi ainda menor. Segundo o presidente, no dia 2 de outubro, 20,95% dos eleitores não foram às urnas. Já neste último domingo, 30, o número caiu para 20,56%.

Em coletiva, o presidente também afirmou que a eleição foi pacífica apesar da polarização no país.

“Tanto no primeiro quanto no segundo turno, nós tivemos uma eleição pacífica, tranquila, com segurança. O eleitor se dirigiu a sua seção eleitoral, votou tranquilamente e retornou para sua casa sem maiores problemas”, disse.

Outra questão apontada por Alexandre de Moraes foi a importância de colocar um fim nos ataques constantes às urnas eletrônicas.

“Espero que, a partir desta eleição, cessem as agressões ao sistema eleitoral, os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas e criminosas contra as urnas eletrônicas, porque, quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro, o eleitor e a eleitora que vieram votar porque confiam no sistema eleitoral brasileiro”, falou.

 

Outras postagens