De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra, a cobertura vacinal contra a poliomielite atingiu 43% do público-alvo esperado pela campanha. Até o momento, foram aplicadas 7.189 doses.
A campanha, que segue até o dia 31 de outubro, acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. É preciso apresentar a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para receber a vacina, a criança deve ser menor de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos mais graves, acarretar paralisia dos membros inferiores. Vale ressaltar que a única forma de prevenção é por meio da vacinação.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou a importância dos pais levarem os seus filhos para serem vacinados contra a doença. “A queda das coberturas vacinais acontece em todo o mundo, não só no Brasil. Em parte, se deve ao fato de as pessoas não se lembrarem o que representam doenças como a poliomielite. Os pais jovens de hoje não sabem o impacto que tem a poliomielite, então temos que continuar alertando para que tragam as crianças para as salas de vacinação”, disse.