O número de pessoas que se infectaram com o vírus monkeypox no Brasil vem aumentando. De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, 813 casos de diagnósticos positivos para varíola dos macacos já foram confirmados no país. No entanto, existe uma preocupação por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que esse número seja ainda maior devido à subnotificação.
Para controlar esse cenário e evitar que a doença se alastre pelo país, a pasta informou que já conversa com a OMS para que a vacina seja adquirida o mais rápido possível.
Além disso, salientou que toda a população tem acesso a testes caso apresente sintomas e que uma comissão formada por profissionais de saúde vem acompanhado a situação no Brasil.
O maior número de casos se concentra em São Paulo, com 559 diagnósticos confirmados. Em seguida, vem Rio de Janeiro (109), Minas Gerais (42), Distrito Federal (13), Paraná (19), Goiás (16), Bahia (3), Ceará (2), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (3).